Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

TEATRO

Escreve para crianças? Projeto vai premiar autores de livros infantis

Ação em Salvador vai transformar livros infantis em peças de teatro

Grazy Kaimbé*

Por Grazy Kaimbé*

14/06/2025 - 13:00 h
Projeto foi idealizado pelo produtor cultural Bergson Nunes
Projeto foi idealizado pelo produtor cultural Bergson Nunes -

Estão abertas as inscrições para o projeto Conto Aqui, Conto Ali, que vai selecionar três livros infantis escritos por autores de Salvador. O período de inscrição começou na última segunda-feira e segue até o dia 22 deste mês.

Os interessados podem inscrever suas obras por meio do link disponível nas redes sociais do projeto. Os livros selecionados serão adaptados para o formato de apresentações cênicas performáticas, voltadas ao público infantil.

Tudo sobre Cultura em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

As encenações vão circular por diferentes espaços da Cidade Baixa entre agosto e setembro, incluindo escolas da rede pública municipal, bibliotecas comunitárias, hospitais e centros culturais como o SESI Casa Branca e o Centro Cultural Alagados. Ao todo, estão previstas oito sessões abertas ao público, todas com entrada gratuita. Parte dessas apresentações contará com recursos de acessibilidade, como tradução simultânea em Libras e rodas de conversa com os artistas e produtores envolvidos.

Idealizado pelo produtor cultural Bergson Nunes, 38 anos, o projeto surge como uma forma de fomentar a produção literária voltada às infâncias e ampliar o acesso à cultura em territórios historicamente afastados das programações artísticas.

O projeto tem uma importância enorme porque une várias pontas: o fortalecimento da identidade cultural da Cidade Baixa, o incentivo à leitura desde cedo, a valorização de autores e artistas locais, além da democratização do acesso à cultura. Com essa proposta, a gente cria um espaço onde a literatura infantil ganha vida através da contação de histórias performáticas, aproximando as crianças da leitura de forma lúdica, afetiva e inclusiva

Segundo o idealizador, o projeto também visa a valorização da economia local. “Ele foi contemplado no Edital Territórios Criativos, da FGM, e conta com uma equipe formada majoritariamente por moradores da Cidade Baixa. Dessa forma, também movimentamos a economia criativa da região. Inclusive, as atrizes e os atores que vão se apresentar são ‘crias da CBX’, o que, pra mim, tem um significado muito especial”, complementa.

Para avaliar os livros inscritos, será formada uma comissão composta por profissionais com atuação nas áreas de literatura, educação e artes cênicas. Entre os critérios de seleção estão a criatividade, a originalidade, a pertinência da narrativa para o público infantil e a promoção da diversidade cultural e artística. Os três autores selecionados receberão um valor de R$ 1.500 como forma de reconhecimento pela cessão dos direitos autorais e pela participação em uma das atividades formativas do circuito.

Leia Também:

Por cidadãos mais sensíveis

Além das apresentações, o projeto prevê também a doação de exemplares dos livros escolhidos para as bibliotecas das instituições parceiras, como forma de garantir que o conteúdo continue acessível às crianças mesmo após o encerramento da programação.

Para Bergson Nunes, mais do que promover peças teatrais para crianças, o objetivo é criar um elo entre o livro, o artista e o público infantil. “Esse encontro foi a grande inspiração para a criação do projeto. A ideia é proporcionar momentos em que as crianças possam vivenciar a arte e a leitura desde cedo, criando memórias afetivas que contribuam para a formação de uma relação duradoura com o universo literário”, explica.

Ele também destaca o desejo de que a iniciativa impacte a formação de uma nova geração de leitores e cidadãos mais sensíveis. “Espero que o projeto ajude a formar não só leitores, mas pessoas mais abertas ao sensível, às artes e à vida. Que ele sirva como estímulo para o imaginário infantil e para a construção de um futuro mais criativo e afetuoso”, conclui.

Convocatória de escritores para o projeto “Conto Aqui, Conto Ali” / Inscrições abertas até dia 22 de junho / Mais Informações no perfil @contoaquicontoali no Instagram ou através do e-mail [email protected]

*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

literatura literatura infantil

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Projeto foi idealizado pelo produtor cultural Bergson Nunes
Play

É possível tocar em meteoritos na Bahia! Saiba onde viver experiência única

Projeto foi idealizado pelo produtor cultural Bergson Nunes
Play

Salvador ganha novo espaço para grandes eventos com a inauguração da ARENA A TARDE

Projeto foi idealizado pelo produtor cultural Bergson Nunes
Play

Lobão 'incendeia' a Concha com Rock em estado bruto e celebra 50 anos de carreira

Projeto foi idealizado pelo produtor cultural Bergson Nunes
Play

VÍDEO: Fernanda Torres chega ao tapete vermelho do Globo de Ouro

x