Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA

CULTURA

Festival de Gramado e Paulínia divulga lista

Luiz Carlos Merten | Agência Estado
Por Luiz Carlos Merten | Agência Estado
| Atualizada em

Pelo menos dois longas - os mesmos - integram as seleções brasileiras dos festivais de Gramado e Paulínia, que foram anunciadas nessa quarta-feira, 02. O curador também é o mesmo - Rubens Ewald Filho. Em Gramado, ele divide a curadoria com Marcos Santuária e a argentina Eva Piwowarski. O festival de cinema latino e brasileiro na cidade serrana do Rio Grande do Sul ocorrerá, este ano, entre 8 e 16 de agosto. Será o de número 42 - uma longa história desde que Gramado abrigou seu primeiro festival de cinemas nacional em 1973.

Naquele ano, "Toda Nudez Será Castigada", de Arnaldo Jabor, foi o grande vitorioso do evento. Quem será, ou quem serão os vencedores dos Kikitos de 2014? Você já pode começar a fazer suas apostas. A lista anunciada nessa quarta contempla oito longas brasileiros e cinco latinos. Os filmes brasileiros que estarão também em Paulínia, ainda em julho, serão - Infância, de Domingos de Oliveira; e Sinfonia da Necrópole, de Juliana Rojas. Os demais concorrentes nacionais são A Despedida, de Marcelo Galvão; A Estrada 47, de Vicente Ferraz; A Luneta do Tempo, de Alceu Valença; Esse Viver Ninguém Me Tira, de Caco Ciocler; O Segredo dos Diamantes, de Helvécio Ratton; e Os Senhores da Guerra, de Tabajara Ruas.

Tudo sobre Cultura em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

São sete ficções, sendo uma aventura infantojuvenil (o filme do mineiro Helvécio Ratton) e um documentário (o longa de estreia do ator Caco Ciocler). Os cinco latinos são - dois da Argentina (Algunos Dias sin Música, de Matías Rojo, e El Critico, de Hernán Guerschny); um do Uruguai (El Lugar del Hijo, de Manuel Nieto); outro da Venezuela (Esclavo de Dios, de Joel Novoa); e o restante do Chile (Las Analfabetas, de Moises Sepulveda).

No release distribuído à imprensa, o anúncio é de que Gramado inicia nova fase com a entrada da Gramadotur, que assume a realização do festival. Embutida está a informação de que a nova era busca ‘total transparência de produção’, o que significa acabar de vez com as denúncias de irregularidades administrativas em edições anteriores. Para as seções competitivas e a Mostra Gaúcha - Prêmio Assembleia do Estado inscreveram-se 794 filmes. O recorde é dos curtas, com 412 inscritos. A lista completa está no site do festival - www.festivaldegramado.net.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas