Gilberto Gil é homenageado em nova Cátedra da Ufba | A TARDE
Atarde > Cultura

Gilberto Gil é homenageado em nova Cátedra da Ufba

Artista é Doutor Honoris Causa pela universidade desde 2005

Publicado sexta-feira, 10 de maio de 2024 às 20:32 h | Atualizado em 10/05/2024, 21:50 | Autor: Leilane Teixeira
Gil comentou sobre seus laços com a universidade, onde se formou em administração
Gil comentou sobre seus laços com a universidade, onde se formou em administração -

O cantor Gilberto Gil foi homenageado, nesta sexta-feira, 10, da cerimônia de lançamento da Cátedra Gilberto Gil de Estudos da Cultura na Universidade Federal da Bahia (Ufba), que recebe seu nome em homenagem. O evento acontece no Salão Nobre da universidade, no Campus do Canela. No discurso, o artista desejou "vida intensa" ao projeto e parabenizou a instituição.

Gil ainda comentou sobre seus laços com a universidade, visto que é formado em administração pela federal. "Agradeço a todos os dirigentes dessa instituição pela honrosa escolha de meu nome para batizar mais um posto avançado do ensino superior com essa nova cátedra, dedicada ao desenvolvimento do conhecimento humano", afirmou Gil.

Gilberto Gil é Doutor Honoris Causa pela Ufba desde 2005, quando ainda era ministro da Cultura e recebeu o título.

Segundo o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), a escolha do artista como homenageado considerou o alcance nacional e internacional do artista, a contribuição ao desenvolvimento do campo da cultura como cantor, compositor e escritor, além de gestor, quando assumiu o papel de ministro da Cultura entre os anos de 2003 a 2008.

Além da participação de Gil, que fez uma saudação e discurso após o anúncio da cátedra, o evento contará com uma aula-show com José Miguel Wisnik, pianista, compositor e professor aposentado da Universidade de São Paulo, completa o espetáculo.

A iniciativa, vinculada ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult), em parceria com o Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), tem como proposta estimular as atividades e reflexões no campo da cultura.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS