CULTURA
João Jorge do Olodum é confirmado presidente da Fundação Palmares
Informação foi anunciada pela futura ministra da Cultura, Margareth Menezes
Por Da Redação
A futura ministra da Cultura, Margareth Menezes, confirmou nesta quinta-feira, 22, que o militante, advogado e presidente do bloco afro Olodum, João Jorge Rodrigues, será o presidente da Fundação Cultural Palmares no governo Lula.
A informação foi divulgada por Margareth durante coletiva de imprensa no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede da transição, em Brasília.
"Anuncio João Jorge, presidente do bloco Olodum, para a presidência da Fundação Palmares. Ele vai resgatar a fundação que foi depredada fisicamente e internamente no último governo", disse Margareth.
João Jorge substituirá Sérgio Camargo, que ocupou a presidência da Fundação Cultural até março deste ano. Margareth pontuou que a Fundação é uma conquista do povo afro-brasileiro.
Durante sua gestão, Camargo promoveu sucateamento do órgão e promoveu perseguição ideológica aos representantes da cultura afro-brasileira. João Jorge é filiado ao PSB, já circula nos ambientes políticos baianos e de Brasília, e tem em sua trajetória participação em campanhas nacionais e internacionais de defesa e promoção do povo negro e de combate ao racismo.
Além de presidente do Olodum, João Jorge é mestre em Direito pela Universidade de Brasília e é membro do conselho da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Recentemente foi escolhido para integrar a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil na condição de membro consultor.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes