Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

VISUAIS

Jorge Amado nunca viu...mas essa mostra captura a Bahia que ele escreveu

Arte, resistência e amor à Bahia: mostra “Jorge Amado” celebra o escritor e os novos criadores

Júlio Cesar Borges*

Por Júlio Cesar Borges*

08/11/2025 - 10:09 h
Mostra sobre Jorge Amado ocupa restaurante no Rio Vermelho
Mostra sobre Jorge Amado ocupa restaurante no Rio Vermelho -

O Rio Vermelho, bairro boêmio de Salvador, lar escolhido por Jorge Amado, recebe, na próxima terça-feira, 11, a vernissage da exposição Jorge Amado: a Bahia que vive em nós, que homenageia vida e arte do escritor. Sob curadoria de Tati Sampaio, o evento acontece no Restaurante Confraria das Ostras, a partir das 19h.

A exposição reúne obras de 32 criadores, parte da geração de artistas que reinventam a arte baiana contemporânea.

Tudo sobre Cultura em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Na mostra, as histórias de Jorge são retratadas por meio de obras produzidas em diferentes técnicas de escultura, pintura e gravura. Xilogravura, litografia, mosaico, pintura a óleo e acrílica são alguns dos exemplos.

A ideia para a homenagem surgiu, segundo a curadora, da sua admiração pelo trabalho do autor de Mar Morto e Dona Flor e seus dois maridos.

Ela conta que o insight surgiu depois de ler sobre a tentativa de censura à utilização do livro Capitães de Areia em escolas, por uma vereadora na cidade de Itapoá (SC), em junho deste ano.

Iniciativa independente

Imagem ilustrativa da imagem Jorge Amado nunca viu...mas essa mostra captura a Bahia que ele escreveu
| Foto: Divulgação

A curadoria do evento é pensada para traduzir, de acordo com Sampaio, a Bahia em imagens visuais. Sua intenção, desde o primeiro momento, é exibir um ecletismo em técnicas artísticas que unissem nomes consagrados no cenário plástico baiano, a exemplo de Sérgio Rabinovitz, Eliezer Nobre e Pico Garcez, junto àqueles que estão começando no mercado local.

“A medida que fui recebendo as obras, vendo suas poéticas e o que levou cada artista a produzir aquele trabalho, percebi que minha maior dificuldade foi em fazer a seleção, em meio a tantos trabalhos talentosos e bons”, comenta a curadora.

Leia Também:

A mostra integra a 6ª edição do projeto de ocupação artística ‘Arte em toda parte’, iniciativa criada e produzida por Tati, em janeiro do ano passado. “A minha intenção é proporcionar um encontro com a arte para aquelas pessoas que não estão indo naquele local procurá-la”, explica Sampaio.

Para ela, a ação é uma tentativa de romper com as barreiras que dificultam o acesso à manifestações artísticas na cidade.

Inteiramente independente, o projeto se sustenta a partir de um esforço coletivo e colaborativo. O espaço que abriga a mostra é gentilmente cedido pela irmã de Tati, Viviane Sampaio, enquanto os custos de produção técnica e administrativa são compartilhados entre os artistas participantes.

Arte como terapia

Embora exerça um trabalho importante para democratização do acesso à cultura, Sampaio conta que sua trajetória no campo artístico começou há pouco tempo.

Afastada da profissão de bancária há dois anos, a arte surgiu na sua vida como estratégia de direcionamento terapêutico. Hoje, estudante do curso de Artes Visuais na Escola de Belas Artes da Ufba, ela se sente feliz e realizada. “Busquei terapia na arte”, conta.

Nova geração de artistas

Imagem ilustrativa da imagem Jorge Amado nunca viu...mas essa mostra captura a Bahia que ele escreveu
| Foto: Divulgação

Foi ao ingressar na universidade que a ex-bancária percebeu as dificuldades enfrentadas por novos artistas. Para ela, oferecer aos colegas a oportunidade de expor seus trabalhos pela primeira vez é uma das forças motrizes que mantêm o projeto e o amor pela arte de pé.

“O mercado da arte é um pouco mais difícil, pois a pessoa acaba lidando com um anseio que é ao mesmo tempo uma busca e cobrança internas. Se o mercado não o contrata e não compra suas obras, ele se questiona ‘será que o que estou fazendo não presta?’. Isso causa muita aflição e ansiedade” reflete a artista.

Gabriella Fonseca, bacharel em moda pela UNIJORGE, conta que é a terceira vez que expõe obras de sua autoria através do projeto. Ela considera importante para sua trajetória pessoal e profissional integrar projetos como esse.

“Homenagear referências do lugar que vivemos contribui para me trazer para mais perto da minha terra, das minhas raízes e o olhar para dentro. É importante sempre lembrar dos nossos”, defende.

Rodrigo Santos, designer pela UNIFACS, compartilha do mesmo pensamento que Gabriella: “Participar de algo que celebre o mais importante escritor baiano é uma felicidade. E ao celebrarmos sua arte, estamos também trazendo para nossa uma evolução”, diz.

Ele ainda conta que o imaginário amadiano se mantém vivo em suas obras através de cores, personagens marcantes e símbolos característicos que consegue perceber presente no cotidiano baiano.

“Jorge Amado: a Bahia que vive em nós” / Abertura: terça-feira (11), 19h / Restaurante Confraria das Ostras (Rua Fonte do Boi, 8, Rio Vermelho)

*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Jorge Amado

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Mostra sobre Jorge Amado ocupa restaurante no Rio Vermelho
Play

Baiana, filha de Jimmy Cliff e estrela em Hollywood: a vida de Nabiyah Be

Mostra sobre Jorge Amado ocupa restaurante no Rio Vermelho
Play

Cultura afro ganha destaque com Zebrinha na Bienal Sesc de Dança

Mostra sobre Jorge Amado ocupa restaurante no Rio Vermelho
Play

É possível tocar em meteoritos na Bahia! Saiba onde viver experiência única

Mostra sobre Jorge Amado ocupa restaurante no Rio Vermelho
Play

Salvador ganha novo espaço para grandes eventos com a inauguração da ARENA A TARDE

x