Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CULTURA

Jovem jornalista baiana Roberta Gurriti lança romance ‘young adult’ ambientado em Salvador

Ideia surgiu quando a escritora teve contato com vídeos da interação de Amélia Dimoldenberg e Andrew Garfield

Por Israel Risan*

03/12/2024 - 5:40 h
Roberta Gurriti
Roberta Gurriti -

A escritora baiana Roberta Gurriti explora a relação entre amor, representatividade e a cultura baiana no livro Entrevistando Você (Qualis Editora, R$ 52). A obra é ambientada em Salvador e imagina uma versão fictícia do Oscar realizada no Brasil.

No enredo, acompanhamos Naomi, uma jornalista negra que, apesar de sonhar em atuar no jornalismo cultural, enfrenta dificuldades em se estabelecer na área. Sua vida muda quando ela recebe a chance de entrevistar Benjamin Ayo Kalu, um astro de Hollywood que vem ao Brasil para o Oscar. A partir desse encontro, a trama se desenrola como uma comédia romântica que mistura temas profissionais e emocionais.

A ideia surgiu quando a escritora teve contato com vídeos da interação de Amélia Dimoldenberg e Andrew Garfield (O Espetacular Homem-Aranha, 2012), no tapete vermelho do Golden Globe, em 2023. “Eles têm muita química e os vídeos eram dignos de uma fanfic. Uma jornalista e um ator de Hollywood, isso dá uma história, pensei! Então, comecei a esboçar a ideia baseada nisso. Mas eu também sabia que não poderia escrever algo que fosse fora do Brasil, e nem queria. Aí pensei: ‘Vou trazer o Oscar para Salvador’. E Entrevistando Você nasceu”, conta a jovem escritora.

O livro explora locais emblemáticos como a Casa de Jorge Amado, o Centro Histórico e a Baía de Todos os Santos. Esses cenários enriquecem a narrativa e também funcionam como personagens simbólicos, evidenciando a identidade e o patrimônio cultural da Bahia.

Além do romance, Entrevistando Você propõe reflexões sobre a representatividade de profissionais negros no jornalismo e no cinema. A trajetória de Naomi reflete desafios enfrentados por pessoas negras em ambientes majoritariamente brancos, abordando a luta por espaços de destaque e a necessidade de inclusão no mercado de trabalho. O livro destaca como a presença de protagonistas negros em histórias de amor contribui para ampliar as perspectivas sobre afeto e identidade.

Roberta Gurriti construiu o enredo também pela sua própria experiência como estudante de jornalismo e escritora. Essa vivência trouxe autenticidade à narrativa, criando uma conexão entre a autora e os desafios da protagonista. Naomi representa o desejo da autora de ver mais pessoas negras ocupando espaços de prestígio no jornalismo cultural e na mídia.

“Se você abrir, neste momento, a conta de grandes veículos de cultura pop da internet, dificilmente verá uma pessoa preta à frente dele. Isso sempre me incomodou. Eu estou estudando para um dia poder atuar como repórter de entretenimento. Ver tão poucas pessoas como eu nesses espaços sempre foi algo que me causava angústia. Então, para mim, é muito significativo colocar Naomi nessa posição que tanto sonho em estar um dia”, acentua.

Fora das caixinhas

A relação entre Naomi e Benjamin é outro ponto central da obra. O romance entre os dois foi concebido para destacar o afeto e o respeito entre personagens negros, uma representação ainda pouco explorada na literatura.

“A química dos dois foi a parte mais fácil. Parecia que os personagens já haviam criado vida antes mesmo de começar a escrevê-los. Naomi e Benjamin são um casal preto que demonstram afeto, amor e carinho nas páginas do livro e isso é tudo que nós, pessoas pretas, queremos pra vida. Esse amor ardente e digno de filme/livro”, observa a escritora. Outra preocupação é criar uma história que pudesse dialogar com leitores de diversas realidades.

Desde as suas primeiras publicações no Wattpad até o lançamento de Entrevistando Você, Gurriti demonstra uma evolução notável como escritora. Com uma carreira iniciada na adolescência, ela tem investido em narrativas que ampliam a visibilidade de temas relacionados à negritude, cultura pop e representatividade. Projetos como o Squad de Creators Pretos, idealizado por ela, reforçam seu compromisso em fomentar diversidade.

Com planos de continuar explorando narrativas ambientadas na Bahia, Roberta demonstra que sua literatura é um meio para questionar estereótipos e exaltar o protagonismo negro. Seus projetos futuros prometem manter o foco em histórias que combinam representatividade com tramas contemporâneas.

A escritora reafirma ainda a importância dessa representação na ocupação de espaços na mídia. “Eu quero ver mais pessoas pretas falando sobre cultura pop, ocupando espaços na internet – principalmente – e fazendo o que amam. Nós também sabemos falar sobre animes, doramas, filmes, séries, livros e tudo que quisermos. Às vezes querem nos colocar em caixinhas, mas sabemos e podemos fazer de tudo”, afirma.

Entrevistando Você é um marco na trajetória da autora e um convite para mergulhar em um universo onde o amor, a cultura e a luta por espaços de destaque se encontram. Salvador, como pano de fundo, e Naomi, como protagonista, mostram que a literatura é um espaço potente para transformar imaginários e construir novas realidades.

*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Roberta Gurriti
Play

CARDE: Museu une inovação, cultura e história automotiva brasileira

Roberta Gurriti
Play

Vai voltar? Solange Almeida revela decisão com a banda Aviões do Forró

Roberta Gurriti
Play

Halloween X Folclore: Qual a influência dos EUA na cultura brasileira

Roberta Gurriti
Play

Marrone irrita público do SBT com atitude com Patrícia Abravanel; veja

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA