Luiz Marfuz dirige Atire a Primeirra Pedra | A TARDE
Atarde > Cultura

Luiz Marfuz dirige Atire a Primeirra Pedra

Publicado quinta-feira, 30 de outubro de 2008 às 18:52 h | Autor: A Tarde On Line


O diretor baiano Luiz Marfuz leva ao palco do Teatro Martim Gonçalves o espetáculo 'Atire a primeira pedra'. O texto é leitura sobre a ótica feminina através da polêmica sempre presente nos contos que Nelson Rodrigues publicou na coluna 'A vida como ela é', no jornal Última Hora, no ano de 1961. Na montagem, o texto explora elementos do kitsch e da música brega.

O elenco é formado pelo grupo Os50'Tões, integrado por 19 atores egressos da Escola de Teatro da UFBA. Já o texto ganhou adaptação de Cleise Mendes e Fernando Santana, que decidiram dar enfoque à ótica da mulher no universo rodrigueano, que remonta uma época marcada pela lei patriarcal. Em dez cenas, mulheres falam de desejos reprimidos e fazem valer sua vontade, mas pagam por isso preços altos.

'Atire a Primeira Pedra' apresenta referências do melodrama e carrega a estética de filmes b, do Clown, da chanchada, do Kitsch e a teatralidade escancarada. Aliado a tudo isso, está música brega e a alta performance dos atores, que cantam e dançam.

A montagem conta com a participação de Miguel Carvalho, no figurino; Rodrigo Frota, na criação do cenário; Roberto Laplane, na maquiagem e nos adereços; Iami Rebouças, na preparação vocal; Marilza Oliveira, na preparação corporal; Hebe Alves e Roberto de Abreu, na pesquisa e estudo do universo "rodrigueano".

Serviço:

Espetáculo: Atire a Primeira Pedra
Direção: Luiz Marfuz
Elenco: Os 50'Tões
Pré-estréia: 06 de novembro (quinta-feira)
Temporada: de 07 a 13 de novembro (sexta a quinta-feira)
Teatro: Martim Gonçalves
Horário: 20 horas (sessões extras às 17h nos dias 08 e 09 – sábado e domingo)
Entrada Franca

Publicações relacionadas