Morre famoso arquiteto paulista Ruy Ohtake aos 83 anos | A TARDE
Atarde > Cultura

Morre famoso arquiteto paulista Ruy Ohtake aos 83 anos

Publicado sábado, 27 de novembro de 2021 às 14:36 h | Atualizado em 27/11/2021, 14:49 | Autor: Da Redação
Ruy Ohtake em frente ao Hotel Unique, desenhado por ele | Foto: Divulgação
Ruy Ohtake em frente ao Hotel Unique, desenhado por ele | Foto: Divulgação -

Morreu neste sábado, 27, aos 83 anos, em São Paulo, o arquiteto Ruy Ohtake. Famoso por suas obras que combinam formas geométricas, ele faleceu em decorrência de uma mielodisplasia, um tipo de câncer de medula.

Ruy era filho da artista plástica japonesa, naturalizada brasileira, Tomie Ohtake. Segundo o G1. um velório fechado vai ser realizado em sua residência, apenas para familiares e ele será cremado.

Com atuação expressiva na capital paulista, Ruy assina mais de 300 obras no Brasil e no exterior. Entre as mais famosas estão o hotel Unique, o Centro de Formação de Professores EducaMais Jacareí e o complexo cultural Praça das Artes Barueri Antônio Augusto de Moraes Liberato ainda em construção, que homenageia apresentador Gugu Liberato.

Outra conhecida é o projeto do conjunto habitacional em Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo, que recebeu o apelido de “redondinhos”. Também é dele o premiado Parque Ecológico do Tietê, e o Expresso Tiradentes e o projeto da Embaixada Brasileira em Tóquio.

Ohtake recebeu influência das escolas carioca e paulista de arquitetur, dos arquitetos e urbanistas Oscar Niemeyer (1907-2012) e Vilanova Artigas (1915-1985). O arquiteto também foi professor na Faculdade de Arquitetura do Mackenzie, e na Universidade Católica de Santos, onde recebeu o título de professor emérito em 2007.

O governador de SP, João Doria, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de SP e o São Paulo Futebol Clube prestaram homenagens e lamentaram a morte do arquiteto.

"Lamento profundamente a morte do meu amigo e arquiteto Ruy Ohtake. Um grande mestre da arquitetura tal qual sua mãe, Tomie Ohtake foi nas artes. Ambos contribuíram muito para a cultura e os valores do Brasil. Meus sentimentos aos familiares e amigos", disse Dória.

"Lamentamos profundamente a morte do arquiteto Ruy Ohtake, aos 83 anos, vítima de câncer. Filho da artista plástica Tomie Ohtake e um dos arquitetos mais prestigiados do País", declarou a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de SP.

"O São Paulo Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Ruy Ohtake. O renomado arquiteto e grande são-paulino nos deixa aos 83 anos de idade. Ruy foi responsável pelo projeto do hotel do Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel, em Cotia. Desde 2012, o ambiente é utilizado como alojamento para as categorias de base do Tricolor", lamentou o São Paulo Futebol Clube.

Publicações relacionadas