LUTO
Morre Jards Macalé, ícone da música brasileira, aos 82 anos
Informação foi confirmada pela equipe do artista

Por Cássio Moreira

Morreu aos 82 anos, nesta segunda-feira, 17, o cantor e compositor Jards Macalé, considerado um dos principais nomes da música popular brasileira. A informação foi confirmada pela equipe do artista, em uma publicação nas redes sociais.
"Jards Macalé nos deixou hoje. Chegou a acordar de uma cirurgia cantando "Meu Nome é Gal", com toda a energia e bom humor que sempre teve", diz um trecho do comunicado publicado no Instagram.
Leia Também:
Jards estava internado em um hospital no Rio de Janeiro, tratando de um enfisema pulmonar, sofrendo uma parada cardíaca após passar por um procedimento cirúrgico. "Agradecemos, desde já, o carinho, o amor e a admiração de todos. Em breve informaremos detalhes sobre o funeral", escreveu a assessoria na mesma publicação.
Trajetória de sucesso
Nascido em 1943, Jards Macalé emplacou sua primeira canção nos anos 1960, ao ser regravado pela cantora Elizeth Cardoso. Na mesma década, o artista ganhou fama com Gotham City, no IV Festival Internacional da Canção, em 1969.
O cantor também exerceu influência no Tropicalismo, um dos principais movimentos culturais da história do Brasil.
Na década de 1970, Jards Abet da Silva, nome de batista do cantor e compositor, lançou seu primeiro álbum (Jards Macalé/1972), com clássicos como Mal Secreto e Movimento dos Barcos.
No mesmo período, ainda trabalhou como diretor musical do disco Transa, de Caetano Veloso, gravado durante o exílio em Londres. O artista ainda apresentou sua canção de maior sucesso, 'Vapor Barato', gravada por Gal Costa no álbum 'Fa-Tal - Gal a Todo Vapor', e depois atualizada pelo grupo musical O Rappa.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



