Três cachoeiras baianas integram lista das mais imperdíveis do Brasil | A TARDE
Atarde > Cultura

Três cachoeiras baianas integram lista das mais imperdíveis do Brasil

Folha de São Paulo deu início a uma série de reportagens que elencam lugares para visitar no país

Publicado sexta-feira, 21 de abril de 2023 às 12:15 h | Atualizado em 21/04/2023, 13:02 | Autor: Da Redação
Cachoeira do Acaba Vida, a principal atração turística de Barreiras, a "capital do oeste" da Bahia
Cachoeira do Acaba Vida, a principal atração turística de Barreiras, a "capital do oeste" da Bahia -

Três cachoeiras baianas integram uma lista de quedas d'água imperdíveis de se visitar no Brasil, feita pela Folha de São Paulo. O portal iniciou, na quinta-feira, 20, uma série de reportagens que elencam lugares imperdíveis para visitar no país, publicadas semanalmente.

De acordo com a Folha, a seleção traz atrações de diferentes cantos do país, incluindo opções que podem ser visitadas em curtas viagens de carro ou as mais escondidas e de difícil acesso. Veja a lista de cachoeiras baianas: 

CACHOEIRA DO ACABA VIDA

A quase 90 km a oeste da cidade de Barreiras, conhecida como a capital do oeste da Bahia, está localizada uma cachoeira que encanta pelo volume de água rasgando a vegetação densa. A queda de 36 metros sobre o leito cheio de pedras favorece o aparecimento de arco-íris, famosos entre os visitantes. Logo abaixo, há a formação de um poço raso, ideal para banho. Também vale conferir a cachoeira doRedondo, atração irmã que fica no mesmo rio, a 25 km de estrada da primeira queda.

Acesso pelas rodovias BR-020 e BA-459, a 87 km a oeste da cidade de Barreiras, na Bahia

CACHOEIRA DA FUMAÇA

Com uma queda de incríveis 340 metros, a água dessa cachoeira, uma das mais famosas do país, se dissipa no ar antes mesmo de chegar ao chão. O espetáculo é mais fácil de ser contemplado de cima, a 1.350 metros de altitude. Uma trilha leve, de cerca de 6 km, leva até lá, partindo do vale do Capão, a 22km do centro do município de Palmeiras, cidade-sede do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Nos arredores do vale, piscinas naturais permitem um mergulho —já que, de tão grandiosa, a cachoeira da Fumaça não dá banho.

Acesso à trilha pela rua Cachoeira da Fumaça, Caeté-Açu, Palmeiras, Bahia, acvvc.org

CACHOEIRA ENCANTADA

Além da queda-d’água no fundo do cânion do Grotão, ao sul da Chapada Diamantina, na Bahia, chama atenção a trilha que leva a ela, com grandes paredões de até 300 metros de altura, macacos-pregos pulando entre buritis e piscinas naturais para se refrescar. Ainda pouco visitada, a cachoeira fica próxima ao município de Itaeté. De lá, são 35km de estrada até o Assentamento do Baixão, de onde parteuma trilha de 6 km. A contratação de guia é recomendada.

Acesso ao Assentamento do Baixão pela Rodovia BA-559, sentido sul, cerca de 24 km depois da cidade de Itaeté, na Bahia

Publicações relacionadas