CULTURA
Última mensagem no blog de Saramago lamenta a falta de filosofia na sociedade

Por A TARDE On Line
A última mensagem deixada no blog de José Saramago, nesta sexta-feira, dia 18, que nos últimos tempos vinha sendo atualizado tanto pelo escritor quanto pela equipe da Fundação José Saramago, criada e mantida por sua esposa Pilar para preservar o legado do autor, refresca nossa memória sobre como a ausência de filosofia na sociedade traz como consequência a falta de poder reflexivo e, consequentemente, das ideias que diferenciam o homem dos outros animais (leia aqui).
“Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma”.
Coincidência ou não, no final da última semana, um outro post mostrava de modo primoroso como é preciso aproveitar a vida até que o fim da nossa existência chegue de fato.
“Acho que todos nós devemos repensar o que andamos aqui a fazer. Bom é que nos divirtamos, que vamos à praia, à festa, ao futebol, esta vida são dois dias, quem vier atrás que feche a porta – mas se não nos decidirmos a olhar o mundo gravemente, com olhos severos e avaliadores, o mais certo é termos apenas um dia para viver, o mais certo é deixarmos a porta aberta para um vazio infinito de morte, escuridão e malogro”.
Na página da Fundação José Saramago, uma mensagem sóbria, em fundo preto (leia aqui), anuncia a morte do escritor, ocorrida por volta das 13h (8h no Brasil), em Lanzarote, onde o autor vivia com Pilar.
Nos trend topics do twitter, a tag Ilhas Canárias, localização geográfica de Lanzarote, já ocupa o topo entre os mais acessados do dia.
Entrevistas – Apesar de viver distante, em Lanzarote (Ilhas Canárias), o escritor nunca se esquivou de debates sobre temas polêmicos como religião e política. Confira alguns vídeos com as opiniões sempre firmes do intelectual que foi o primeiro escritor de língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



