Veja as manifestações culturais no aniversário da capital baiana | A TARDE
Atarde > Cultura

Veja as manifestações culturais no aniversário da capital baiana

No Museu Tempostal, no Pelourinho, duas exposições dialogam em homenagem à cidade

Publicado terça-feira, 29 de março de 2022 às 07:01 h | Atualizado em 29/03/2022, 13:40 | Autor: Da Redação
2022: Tendências diversas da Arte Contemporânea na Bahia abre nesta terça, 13h, no Palacete das Artes
2022: Tendências diversas da Arte Contemporânea na Bahia abre nesta terça, 13h, no Palacete das Artes -

Além do lançamento do documentário A Cidade do Poeta, o aniversário de Salvador ainda inspira diversas outras manifestações culturais ao longo do dia de hoje.

No Museu Tempostal, no Pelourinho, duas exposições dialogam em homenagem à cidade: Salvador: 473 anos em imagem e poesia e ECCE SIGNUM TEMPUS. Ambas fazem parte do projeto Museu Tempostal convida: Casa da Photographia, do fotógrafo e curador Marcelo Reis.

Na primeira, são exibidos 75 cartões-postais e fotografias do acervo do museu, em diálogo artístico com um poema de autoria de Kananda Gomes, escritora e integrante da equipe do museu.

Já ECCE SIGNUM TEMPUS (Eis o sinal do tempo, em latim), é uma mostra coletiva, composta por obras de Adalton Silva, Ana Pinheiro, Ângela Fonsêca, Cristina Cenciarelli, Lany Cruz, Leila Chandani, Lúcia Bugarin, Rosely Sampaio, Sonia Nepo e Marcelo Reis, que assina a curadoria. Nela, os visitantes poderão ver as percepções dos artistas sobre variados elementos associados à cidade: o mar, o carnaval, a religiosidade, a arquitetura, o povo da cidade e os ofícios que ocupam as ruas. 

Já no bairro da Graça, o Palacete das Artes inaugura hoje mesmo a exposição coletiva 2022: Um Recorte da Produção Diversa e Contemporânea na Bahia. Com curadoria do diretor do museu, Murilo Ribeiro, a mostra reúne mais de 60 obras de 22 artistas baianos.

Atenção para a chamada em ordem alfabética: Ana Castro, Bernardo Ribeiro Tochilovsky, Chico Mazzoni, Fatima Tosca, Félix Sampaio, Gabriela Joau, Gil Mário, Guache Marques, Guel Silveira, Grace Gradin, Juraci Dórea, Leonel Mattos, Márcia Magno, Menelaw Sete, Miguel Cordeiro, Raimundo Bida, Ramiro Bernabó, Salomão Zalcbergas, Sara Victoria, Vauluizo Bezerra, Waldo Robatto e Washington Arléo.

A exposição permanece até o dia 4 de junho, com visitação sempre de terça a sábado, das 13h às 18h. É obrigatório o uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação.

Nas proximidades, o Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, oferece às 16h uma palestra do historiador Rafael Dantas: “Salvador : Histórica e Monumental”. No auditório do Museu, com entrada gratuita.

Museu do Mar, Shop. Barra

De volta ao Centro Histórico, o Museu do Mar, no Santo Antônio Além do Carmo, preparou também um dia muito especial no espaço, com direito a entrada gratuita, palestra, apresentação de banda instrumental e distribuição de um brinde: um boton comemorativo ao aniversário da cidade com a frase “Salvador no coração”. 

A programação começa às 15h, com uma palestra com o historiador Savio Roz, seguido de um passeio pelas ruas do Centro Histórico de Salvador, nas proximidades do museu. Às s 17h, música de primeira qualidade, com a banda instrumental Janela Brasileira.

Já quem não abre mão de um ar-condicionado e fast food pode conferir a mostra fotográfica Salvador, Feliz Cidade - 473 anos, com registros do fotógrafo Osmar Gama.

A mostra traz cliques de pontos icônicos da cidade, através do olhar diferenciado do veterano profissional. O público pode conferir as imagens no piso L4 do Shopping.

Essas não são todas as ações e homenagens que a aniversariante vai receber hoje. Há outras: descubra ou faça a sua própria homenagem a esta cidade tão única e querida.

Publicações relacionadas