ABF Franchising Expo celebra aumento de 17,2% no setor de franquias | A TARDE
Atarde > Economia

ABF Franchising Expo celebra aumento de 17,2% no setor de franquias

Evento chegou à 30ª edição e teve início nesta quarta-feira, 28, em São Paulo

Publicado quarta-feira, 28 de junho de 2023 às 23:03 h | Atualizado em 29/06/2023, 08:18 | Autor: Rafaela Souza*
Feira de franquias acontece até o sábado, 1⁰, em São Paulo
Feira de franquias acontece até o sábado, 1⁰, em São Paulo -

A ABF Franchising Expo, feira de franquias realizada anualmente pela Associação Brasileira de Franchising, chegou a sua 30ª edição e foi iniciada nesta quarta-feira, 28, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, que vai acontecer até o sábado, 1º, celebra o crescimento de 17,2% no 1º trimestre do setor no país.

Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, a feira é uma iniciativa importante para a continuação dos avanços das franquias no Brasil e promoção de conhecimento técnico e prático compartilhado entre as lideranças e interessados no franchising. O evento reúne mais de 400 franquias dos mais variados segmentos, entre eles alimentação, educação, saúde, beleza, turismo, entretenimento, tecnologia, além de microfranquias.

"Essa edição é especial por dois motivos, além de ter mais de 430 marcas franqueadoras presentes na feira, nós temos uma arena dedicada ao conhecimento que permite que interessados em franchising possam aprender com lideranças da indústria e temos diversos fornecedores que vão ajudar os interessados em crescer com as franquias a se financiar, por exemplo. Temos bancos que ajudam os interessados a acessar linhas de crédito específicas. Então, é uma oportunidade de você conhecer vários negócios e escolher o que você mais se identifica, além de fazer a sua pesquisa de campo e, obviamente, na medida que o processo de interação com a marca avance, poder conversar com os franqueados é muito importante nessa jornada", pontua. 

A vice-presidente da ABF, Adriana Auriemo, também comemora a abertura de mais uma edição do evento e as contribuições para o setor de franquias. "A nossa ABF é a maior feira de franquais do mundo, são mais de 430 marcas expondo as suas opções de diversos segmentos. O público pode conversar com os franqueados e conhecer várias oportunidades de negócios e fornecedores para ajudar nesse processo", afirma.

Nesta edição, a ABF Franchising Expo traz 129 novas marcas expositoras, como a Coca-Cola, Boteco do Manolo e Pizza Hut. Conforme a associação, o grupo contempla redes estreantes no evento (nacionais e internacionais), ingressantes no setor ou que estão há no mínimo cinco anos sem expor, além de empresas fornecedoras. O número corresponde a cerca de 30% do total das mais de 400 marcas expositoras e está em linha com o crescimento de 6,8% do número de redes no setor registrado em 2022, que totalizou 3.077 marcas. 

Tendo em vista o crescimento da participação das marcas, o presidente da ABF destaca o potencial do Nordeste para o impulsionamento e desenvolvimento das franquias nos estados e nas capitais da região. 

"O Nordeste, sem sombra de dúvidas, é um polo relevante de atração para as franquias por duas caractrísticas. Você tem marcas franqueadoras que nascem na região e se espalham pelo Brasil, posso citar uma marca da Bahia, inclusive, que é a Sal e Brasa. Hoje é uma rede que cresce fora da Bahia, assim como, para todos os franqueadores, todas as capitais e cidades do interior, que são um grande polo para as franquias. Então, eu destaco esses dois pontos: é uma região que cria marcas e que recepciona bem marcas de outros estados", aponta.

A abertura da ABF Franchising Expo ainda contou com a presença da vice-presidente da ABF, Adriana Auriemo, do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), do vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD), da vereadora Janaína Lima (MDB), do presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Glauco Humai, entre outros.  

*A repórter viajou à convite da ABF Franchising Expo

Publicações relacionadas