DINHEIRO A RECEBER
BC cria site para consulta de valores esquecidos nos bancos
Sistema permite que cidadãos e empresas consultem se têm algum dinheiro a receber em bancos
O Banco Central (BC) criou um site exclusivo para a consulta do 'dinheiro esquecido' em bancos após falhas pelo excesso de demanda na consulta do Sistema Valores a Receber (SRV). Lançado pelo BC em janeiro, o SRV permite que cidadãos e empresas consultem se têm algum dinheiro a receber em bancos e demais entidades do sistema financeiro, que soma cerca de R$ 8 bilhões.
As consultas ao SRV serão retomadas no dia 14 de fevereiro já com espaço específico para tal: o endereço valoresareceber.bcb.gov.br.
Segundo o BC, aqueles que tiverem valores a receber no momento da consulta poderão confirmar o montante a ser recebido e solicitar a sua transferência a partir do dia 07 de março.
Todo o relacionamento do cidadão com o SVR será feito nesse espaço e não haverá possibilidade de consulta no site principal do BC. “As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução”.
Bancos e instituições financeiras só poderão entrar em contato com clientes que tenha montantes a receber após o mesmo acessar o sistema (ou se já o acessou nos dias 24 e 25/01) e somente no caso de pedir o resgate sem indicar uma chave Pix
O novo sistema traz um passo-a-passo de como fazer o resgate de valores. Uma mudança importante é que não será mais possível acessar o SRV com o login Registrato, como ocorreu na primeira etapa da consulta. Agora, a exigência é que a pessoa possua um login na plataforma Gov.br, nível prata ou ouro, para acessar o SRV.
O BC explica que no momento em que fizer a consulta pelo novo site, o cidadão saberá se tem algum valor a receber.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes