Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

DESENVOLVIMENTO

BNB quer ampliar investimentos em projetos estruturantes na Bahia

João Gomes, presidente do Banco do Nordeste apresentou resultados do Banco ate o terceiro trimestre do ano

Por Eduardo Tito

20/12/2022 - 16:13 h | Atualizada em 20/12/2022 - 16:29
Presidente do Banco do Nordeste, José Gome apresentando balanço para jornalistas
Presidente do Banco do Nordeste, José Gome apresentando balanço para jornalistas -

Durante almoço com jornalistas, realizado nesta segunda-feira, 19, o presidente do maior banco de desenvolvimento regional da América Latina, Banco do Nordeste (BNB), José Gomes da Costa, apresentou os resultados do Banco ate o terceiro trimestre do ano falou das expectativas para o próximo ano de 2023.

"A ação de um banco de desenvolvimento como Banco Nordeste é uma ação muito focada no desenvolvimento da região. Então o banco tem procurado dar ênfase aos pequenos como o governo sinaliza como prioritárias então a gente tem espaço pra mais ainda crescer no apoio aos pequenos produtores sejam urbanos através do programa CrediAmigos sejam os rurais através do Agroamigo que são os programa Microcréditos do banco. Então as ações dos programas de microcrédito tende a se expandir cada vez mais", disse Gomes.

BNB é o maior financiador da transição energética, financiamento de infraestrutura verde, da região nordeste do Brasil. O banco contratou por Matriz de Infraestrutura de 2018 – 2022 em R$ 33,27 bi. Gomes comentou a iniciativa.

"Eu não tenho dúvida também que há um espaço pra expansão na infraestrutura. E o novo chefe da Casa Civil [Governo Lula] inclusive já sinalizou o desejo de trabalhar parcerias público-privadas que é muito importante, para envolver também a iniciativa privada nessas atividades principalmente de logística e de saneamento que nordeste tem muito a investir. A gente tem investido muito com o financiamento do Banco do Nordeste nas energias renováveis. Há uma demanda muito maior do que a disponibilidade de recursos mas a gente precisa incrementar os financiamentos, os investimentos de logística e de saneamento principalmente. O banco está preparado pra isso, vamos experimentar em grande crescimento nos investimentos desses dois segmentos aí com apoio no banco". afirma Gomes.

Programas de financiamento do BNB
Programas de financiamento do BNB | Foto: Divulgação | BNB

Gomes comentou sobre as possibilidades de investimentos na agricultura familiar e em obras estruturantes na Bahia a exemplo do financiamento da PPP que construir a ponte sobre o Rio São Francisco que liga os municípios de Barra e Xique-xique, no extremo oeste da Bahia.

"Acho que é uma oportunidade que a gente vai ter aqui na Bahia com o conhecimento profundo que o governador Jerônimo tem do PRONAF da agricultura familiar e o Banco do Nordeste contribui muito pra expansão nesse segmento com uma expertise e conhecimento que ele tem Mas não só nisso. É também na infraestrutura. Nós tivemos o exemplo de uma obra importantíssima de infraestrutura financiada pelo Banco Nordeste que a ponte da Barra que liga a Barra Xique-Xique. Essa obra é uma obra exemplar financiada pelo banco temos oportunidade de de financiar várias outras obras que a Bahia tem e que estão no radar pra realização. Principalmente infraestrutura e também a questão de saneamento básico".

O BNB é responsável por administrar o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e que tem uma previsão de disponibilizar para o ano de 2023 mais de 10 bilhões em investimentos na Bahia.

"A gente entra em todos os setores de atividades. A gente tem um instrumento o FNE, Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste que tem o aumento da ordem aí de 34 bilhões para o próximo ano, 34.3 bilhões. Isso é um volume significativo. Ele chega próximo de 65% do orçamento do estado da Bahia. Claro que é pra o Nordeste inteiro. A Bahia fica sempre com o maior volume desses recursos. Então a gente espera expandir a locação de recursos na Bahia, que hoje fica na faixa de 10 bilhões ano, né para além disso. Pra chegar a 12 bilhões o ano que vem com as obras que o governo do Estado deverá esta tocando. E os recursos do FNE são voltados pra financiamento da iniciativa privada já que a gente não financia governos diretamente mas tem N coisas que os governos podem fazer com apoio da iniciativa privada sobre a forma de PPP financiada pelo banco ou as outras coisas complementares a infraestrutura que é necessário as atividades produtivas diretas dos empreendedores. Então a gente entra com o FNF financiando a saúde, a educação, a industria, financiando comércios e serviços com ênfase naquelas que gerem mais emprego e mais renda. O papel Banco do Nordeste é esse. Gerar emprego e renda", concluiu o presidente Gomes.

Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional

Continuam abertas as inscrições para O Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional visa contemplar trabalhos jornalísticos profissionais e universitários publicados ou veiculados em território nacional, que retratem iniciativas ou atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justas, ambientalmente corretas e que respeitem o princípio da diversidade cultural. A premiação foi criada em 1980 e, até 1999, agraciou apenas trabalhos publicados em mídia impressa. Retomado em 2003, este passou a premiar também trabalhos fotográficos publicados em mídia impressa e, ainda, trabalhos eletrônicos de rádio, TV e internet. A partir da edição 2016, o projeto institui o Grande Prêmio Nacional, que seleciona o melhor trabalho inscrito, independentemente da mídia para qual foi produzido.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Banco de Desenvolvimento Regional Banco Nordeste BNB

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Presidente do Banco do Nordeste, José Gome apresentando balanço para jornalistas
Play

Saiba detalhes do complexo eólico de R$3 bilhões inaugurado na Bahia

Presidente do Banco do Nordeste, José Gome apresentando balanço para jornalistas
Play

Chefe Dani Façanha mostra como fazer siri de forma sofisticada

Presidente do Banco do Nordeste, José Gome apresentando balanço para jornalistas
Play

Shopping abre às 6h e recebe grande movimento em Salvador; veja

Presidente do Banco do Nordeste, José Gome apresentando balanço para jornalistas
Play

Feira Baiana de Agricultura Familiar terá produtos de diversas regiões

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA