Cade aprova consórcio de transmissão do Madeira | A TARDE
Atarde > Economia

Cade aprova consórcio de transmissão do Madeira

Publicado quarta-feira, 13 de maio de 2009 às 17:07 h | Autor: Agencia Estado

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou hoje a constituição do consórcio Interligação Elétrica do Madeira (IEMadeira) - formado pelas empresas Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), Furnas Centrais Elétricas e Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). O consórcio venceu no final do ano passado o leilão de concessão da exploração de duas linhas de transmissão da energia das usinas do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, em Rondônia.

A empresa assinou os contratos com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em março deste ano. As concessões, com prazo de 30 anos, se referem à construção, operação e manutenção de instalações para interligação do Complexo do Rio Madeira - que será formado pelas usinas de Santo Antônio e Jirau - ao Sistema Interligado Nacional, o qual conta atualmente com 87.568 quilômetros de linhas de transmissão em operação.

De acordo com as informações repassadas pelas empresas e pela Aneel ao Cade, os dois trechos que o IEMadeira construirá ligarão a subestação coletora de energia localizada em Porto Velho (RO) à subestação Araraquara (SP) e a estação Retificadora (RO) à estação Inversora (SP).

Publicações relacionadas