ALTA
Confiança do consumidor tem primeira melhora de 2023, diz FGV
Apesar do crescimento, o ICC ainda se encontra num patamar definido como de pessimismo
Por Da Redação
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu em março o primeiro crescimento do ano. O aumento de 1,6 ponto em relação a fevereiro foi registrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta sexta-feira, 22.
O Índice de Situação Atual (ISA) registrou um aumento de 2,1 pontos, atingindo 80,7 pontos, marcando a segunda alta consecutiva. Enquanto isso, o Índice de Expectativas (IE) avançou 1,2 ponto, chegando a 99,1 pontos.
Apesar do crescimento, o ICC ainda se encontra num patamar definido como de pessimismo. O indicador avançou para 91,3 pontos, após duas quedas consecutivas. Em médias móveis trimestrais, o índice continuou recuando. É o sexto mês seguido de queda.
“Esse é o primeiro resultado positivo do ano, elevando o indicador de um nível pessimista para moderadamente pessimista, acima dos 90 pontos. Apesar da melhora no mês, a dificuldade em alcançar níveis mais satisfatórios da confiança tem estado atrelado às limitações financeiras das famílias, como sugere a manutenção do indicador de situação financeira atual em níveis historicamente baixos”, afirmou em nota a economista do FGV Ibre, Anna Carolina Gouveia.
“Apesar da melhora no mês, a dificuldade em alcançar níveis mais satisfatórios da confiança tem estado atrelado às limitações financeiras das famílias, como sugere a manutenção do indicador de situação financeira atual em níveis historicamente baixos”, finaliza Gouveia.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes