ECONOMIA
Conheça os negócios bilionários dos irmãos donos da 123milhas
Augusto Júlio Soares Madureira e Ramiro Júlio Soares Madureira somam investimentos no país
Por Da Redação
Os fundadores da 123milhas, os irmãos Augusto Júlio Soares Madureira e Ramiro Júlio Soares Madureira, comandam uma modalidade de negócio que só existe no Brasil: a compra e venda de milhas aéreas. O ambiente que conecta quem quer vender e quem quer comprar milhas fez os empresários ficarem bilionários. A 123milhas está no foco dos noticiários após o cancelamento de pacotes e viagens na última sexta-feira, 18, que estavam com preços promocionais.
Augusto tem formação em economia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em 2005. O seu primeiro trabalho foi na gerência-geral da Fazenda Boa Vista, entre 2006 e 2007. De 2007 a 2009, ele foi diretor administrativo e financeiro do Café Moka. Em abril de 2003, quando foi assumida pela Minas Export Comércio e Exportação de Café, o Café Moka recebeu investimentos de R$ 1,5 milhão em maquinário de última geração e passou por uma reestruturação organizacional.
Os negócios eram controlados pela sua família. Em 2009, a Minas Export foi vendida para a multinacional americana Sara Lee. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, 24, pelo jornal Folha de São Paulo.
Olho no futuro
Enquanto cuidava dos negócios da família, Ramiro decidiu investir no mundo digital. Com a chamada HotMilhas, em 2006, ele começou a atuação na área de compra e venda de milhas. De um lado, clientes recebiam as milhas das companhias aéreas nos programas de fidelidade. E eles poderiam lucrar com a venda das mesmas. Do outro, consumidores poderiam adquirir passagens com desconto.
Com o mínimo de 12 mil pontos, a pessoa que deseja vender milhas entra na plataforma e faz uma cotação. O valor varia com o programa de fidelidade de cada companhia aérea. O total de 20 mil pontos podem valer cerca de R$ 500. O valor cai se a pessoa quiser receber o dinheiro na hora. Sobe se escolher esperar até dois meses pelo reembolso, ainda segundo a publicação.
No Brasil, o modelo de compra e venda de milhas é único no mundo. Em 2016, Augusto se juntou ao irmão neste mundo. No mesmo ano, lançaram a 123milhas, com descontos em passagens de até 50%, na relação com os preços praticados pelas companhias.
Negócio bilionário
Em 2021, a empresa se tornou o maior anunciante do Brasil, com aporte de R$ 2,37 bilhões na compra de espaço publicitário. No último ano, o valor investido em anúncios foi de R$ 1,28 bilhão, segundo maior do país.
A previsão de faturamento da 123milhas foi de R$ 5 bilhões em 2022. E os irmãos esprevam vender 30% do negócio por US$ 100 milhões, cerca de R$ 490 milhões. Atualmente, a Novum Investimentos Participações também é sócia da plataforma. A empresa pertence a outro elo familiar, a empresária Cristiane Soares Madureira do Nascimento.
Os irmãos ainda compraram a Maxmilhas, concorrente da Hotmilhas, e passaram a comandar as negociações de milhas aéreas. A transação ocorreu em janeiro deste ano. A família ainda é dona de joalheria e negócios imobiliários.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes