ECONOMIA
Consórcio integrará turismo de três estados do Nordeste

Por Quênia Nunes / Agência Brasil
A ministra do Turismo, Marta Suplicy, assinou hoje (13) em Camuci (CE) o contrato de criação do primeiro consórcio para promover o turismo nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí. Com apoio do ministério e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) o consórcio se destina ao desenvolvimento na chamada Rota das Emoções, que inclui o Delta do Parnaíba, Jericoacara e Lençóis Maranheses.
O contrato definiu as regras de funcionamento do consórcio, a ser gerenciado pela Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS), com sede em Parnaíba e custeada pelos três estados. Por meio da ADRS serão desenvolvidos projetos de promoção, divulgação, qualificação profissional e melhoria da infra-estrutura da região.
A ministra destacou que o consórcio "colocou os três estados planejando juntos os aeroportos locais, as estradas, a infra-estrutura, a hotelaria, e isso vai deslanchar a região, que é uma das lindas do Brasil e precisa chegar a um padrão internacional e atrair turistas do mundo todo".
Em 2007, o Ministério do Turismo investiu R$ 231,3 milhões nos três estados. Em entrevista à Agência Brasil, a ministra anunciou que "provavelmente nos próximos dias será assinado empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, de US$ 1 milhão, que vamos investir em infra-estrutura". E argumentou: "Temos que elevar nosso padrão, principalmente agora que teremos a Copa do Mundo de futebol em 2014".
Participaram da solenidade de assinatura do contrato os governadores Cid Gomes (Ceará), Wellington Dias (Piauí) e Jackson Lago (Maranhão), e os respectivos secretários estaduais do Turismo – Bismarck Maia, Silvio Leite e João Martins.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



