FUP aponta necessidade de autossuficiência após alta de combustíveis | A TARDE
Atarde > Economia

FUP aponta necessidade de autossuficiência após alta de combustíveis

Atualmente, a demanda por derivados de petróleo no Brasil é de cerca de 2,4 milhões de barris por dia

Publicado terça-feira, 15 de agosto de 2023 às 18:52 h | Autor: Da Redação
Federação aponta necessidade de aumentar refino nacional e diminuir importações de combustíveis
Federação aponta necessidade de aumentar refino nacional e diminuir importações de combustíveis -

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) apontou que o reajuste nos preços dos combustíveis anunciado nesta terça-feira, 15, pela Petrobras, evidencia a necessidade de acelerar, de forma urgente, o processo de ampliação do parque de refino nacional em busca da autoeficiência na produção de derivados de petróleo.

“Com a autossuficiência no refino, os impactos de custos de importação serão reduzidos e não mais influenciarão na formação dos preços no mercado nacional, contribuindo para abrasileirar os preços domésticos. As obras precisam ser aceleradas para que a autossuficiência chegue mais rápido”, diz o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, 

Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), a demanda por derivados de petróleo hoje no Brasil é de cerca de 2,4 milhões de barris por dia, e a dependência de importações tem impactos diretos nos preços no mercado nacional. As importações de gasolina, por exemplo, representam, em média, cerca de 15% do consumo nacional e, o diesel, cerca de 25%, aponta o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep).

Atualmente, as refinarias da Petrobras operam com cerca de 93% de uso de sua capacidade instalada, percentual bem acima dos 65% observados em alguns momentos no governo passado, quando as importações de combustíveis foram elevadas. O aumento da capacidade de refino está contemplado no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado pelo presidente Lula, com a expansão de refinarias existentes e o término do trem 2 da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) em Pernambuco. O Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) também compõe a carteira de projetos do novo programa, mas seu escopo ainda é insuficiente. 

Para Bacelar, no caso do Comperj, há também a necessidade de investimentos em uma nova unidade de destilação de petróleo, para além de uma unidade de processamento de gás natural e de lubrificantes. Ademais, Bacelar acrescenta que o Brasil deve investir na construção de uma nova refinaria, uma refinaria moderna, do futuro, à base de óleo ve

Publicações relacionadas