FUP celebra nova política de dividendos da Petrobras | A TARDE
Atarde > Economia

FUP celebra nova política de dividendos da Petrobras

Federação Única dos Petroleiros espera que em breve haja mudanças no plano estratégico da estatal

Publicado segunda-feira, 31 de julho de 2023 às 17:30 h | Autor: Da Redação
Federação Única dos Petroleiros espera que em breve haja mudanças no plano estratégico da estatal
Federação Única dos Petroleiros espera que em breve haja mudanças no plano estratégico da estatal -

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) celebrou o anúncio da nova política de dividendos feito na sexta-feira, 28, pela Petrobras, e afirmou que a medida é mais uma que vai na direção da reconstrução e fortalecimento da estatal, cumprindo a promessa de campanha do presidente Lula.

“Aos poucos vêm sendo desmontadas as armadilhas que aprisionaram e desnutriram a Petrobras em favor da transferência de riqueza para acionistas minoritários e em detrimento dos investimentos da empresa”, disse o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

Segundo ele, a medida se soma ao novo mecanismo de comercialização de combustíveis implementado a partir de maio pela nova gestão da estatal, que pôs fim à política de preço de paridade de importação (PPI), adotada pelo governo Temer e mantida por Bolsonaro, e passou a adotar parcela de custos em moeda nacional, o real, na composição dos preços dos derivados.

“Está sendo estancada a sangria da empresa que, em 2022, distribuiu o recorde de R$ 215,8 bilhões em remuneração aos acionistas, turbinada pelos fortes lucros decorrentes da alta dos preços, reajustados pelo PPI. O que esperamos agora, para breve, são mudanças também no plano estratégico da Petrobras, projetando a empresa para o futuro, com investimentos de longo prazo”, ressaltou Bacelar. 

Publicações relacionadas