BANIDOS
Google restringe 'cookies' do navegador Chrome para terceiros
O termo "cookies de terceiros" é usado para indicar os cookies que vêm dos sites visitados
![A empresa anunciou seu compromisso de abandonar os cookies de terceiros no prazo de dois anos](https://cdn.atarde.com.br/img/Artigo-Destaque/1250000/1200x720/Google-restringe-cookies-do-navegador-Chrome-para-0125443600202401051533-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.atarde.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F1250000%2FGoogle-restringe-cookies-do-navegador-Chrome-para-0125443600202401051533.jpg%3Fxid%3D6071880%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1721078711&xid=6071880)
O Google começou a limitar nesta quinta-feira, 4, os cookies de terceiros para alguns usuários do navegador Chrome, o primeiro passo de uma decisão anunciada em 2020 para abandonar definitivamente os rastreadores - criticados pelo caráter intrusivo.
"Conforme plano anunciado anteriormente, o Chrome está limitando por padrão os cookies de terceiros para 1% de seus usuários, para facilitar os testes antes de aumentar a capacidade para 100% dos usuários, a partir do terceiro trimestre de 2024", indicou a gigante americana em uma postagem em seu blog.
Os cookies, arquivos pequenos usados para rastrear a navegação dos usuários e oferecer anúncios personalizados, têm sido submetidos a uma regulamentação mais rigorosa, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia em 2016, ou uma lei do mesmo âmbito na Califórnia.
O termo "cookies de terceiros" é usado para indicar os cookies que vêm dos sites visitados e não do próprio navegador.
O Google destacou que a eliminação completa dos cookies de terceiros só será possível após passar pela aprovação da Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA, na sigla em inglês) do Reino Unido em relação a possíveis problemas de concorrência.
Em janeiro de 2020, a empresa anunciou seu compromisso de abandonar os cookies de terceiros no prazo de dois anos. A implementação dessa reforma foi adiada várias vezes, antes de entrar em vigor no início de janeiro.
Nos últimos dois anos, o Google tem desenvolvido um sistema alternativo aos cookies, vinculado ao navegador e não aos sites visitados. Em vez de direcionar os usuários individualmente, os anunciantes irão focar em segmentos de audiência - chamados "FLoC" -, que incluem centenas ou milhares de pessoas.
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