Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA

ECONOMIA

Governo cria estatal que viabilizará venda da Eletrobrás

Da Redação
Por Da Redação
A instituição vai gerir a usina de Itaipu | Foto: Divulgação
A instituição vai gerir a usina de Itaipu | Foto: Divulgação -

O governo federal editou, neste domingo, 12, decreto que cria mais uma estatal, a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar). Vinculada ao Ministério de Minas e Energia, a instituição vai gerir a usina de Itaipu – que tem o governo paraguaio como sócio – e a Eletronuclear. Por envolver relações com outros países e a energia nuclear, estes dois ativos são, por obrigação legal, geridos por empresas de controle estatal federal. A ENBpar está prevista na lei que autoriza a desestatização da Eletobras.

A nova empresa também vai gerir contratos de financiamento que utilizem recursos da Reserva Global de Reversão (RGR) celebrados até 17 de novembro de 2016 e a administração dos bens da União sob responsabilidade da Eletrobras. Também será responsabilidade da nova empresa a conta corrente do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e a gestão dos contratos de comercialização da energia gerada pelos empreendimentos contratados no âmbito do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa).

Tudo sobre Economia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Bolsonaro também sancionou lei que torna obrigatória a atualização do cadastro dos beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica. Segundo a justificativa do projeto de lei, potenciais beneficiários não estariam sendo informados de forma adequada de seu direito ou não estariam sendo capazes de apresentar toda a documentação exigida para a comprovação, sendo excluídos do referido benefício.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas