Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

INCORPORA BRASIL

Governo lança projeto para criação de fundos imobiliários

Ministério da Economia selecionou 237 ativos para incorporação aos primeiros fundos imobiliários da União

Por Da Redação

11/01/2022 - 19:13 h | Atualizada em 11/01/2022 - 19:37

O Ministério da Economia lançou o projeto "Incorpora Brasil!", com a seleção de 237 ativos para incorporação aos primeiros Fundos Imobiliários (FIIs) da União. Os editais-piloto devem ser lançados ainda em março.

A iniciativa é tocada pela Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do ministério com ativos selecionados pela Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU).

O objetivo, segundo a pasta, é criar fundos com vocação similar, como fundos de desenvolvimento e fundos de logística, por exemplo. A partir daí, grandes áreas poderão ser incorporadas para a criação de novos bairros ou para a criação de armazéns logísticos.

O Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte (60 hectares), e a Beira-Mar Sul, em Florianópolis (130 hectares), estão entre os ativos selecionados.

"Estamos criando uma solução de atacado. Ao invés de vendermos imóvel a imóvel, podemos monetizar por meio de grandes lotes, o que nos garante escala de venda compatível com a oferta que temos", afirma o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, Diogo Mac Cord.

Segundo ele, outra característica do projeto será a garantia de liquidez para grandes imóveis, que, se vendidos isoladamente, não teriam o mesmo êxito do que a estratégia de dispersão de cotas dentro dos fundos. "Se eu ofereço um terreno em área nobre dentro de uma cidade para a criação de um empreendimento, eu fomento a indústria de imediato, gerando empregos", acrescentou Mac Cord.

Até 28 de janeiro, na fase de sondagem de mercado, o ministério colherá subsídios de agentes de mercado para a estruturação dos fundos. Questionários foram enviados para os principais gestores e incorporadores do país, selecionados a partir da base de dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Também haverá reuniões individuais com os agentes, no Rio de Janeiro e em São Paulo, entre 24 e 28 de janeiro.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Megan, a "filha digital" da Bahia que revoluciona a segurança com IA

Play

Cuidado com o leão! Saiba como o animal se tornou símbolo do IR

Play

Amazon lança relatório e fala dos mais de 100 mil parceiros no Brasil

Play

Banco digital anuncia maior rendimento e revela Anitta como embaixadora

x