ECONOMIA
Grupo Business Bahia comemora terceiro ano da campanha Made in Bahia
Iniciativa visa valorizar e incentivar consumo dos produtos e serviços oriundos do estado
Por Rafaela Souza
Em comemoração aos três anos da campanha Made in Bahia, que visa o fortalecimento e promoção dos negócios locais, o Grupo Business Bahia promoveu um encontro na manhã desta terça-feira, 13, na Casa do Comércio, em Salvador. Com a presença de líderes, gestores e empresários da capital baiana, a iniciativa contou com a participação do presidente do grupo, Carlos Falcão, do secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, e do deputado estadual Alex da Piatã (PSD).
Em entrevista ao Portal A TARDE, Falcão destacou que a campanha é uma oportunidade para a valorização e o fortalecimento dos negócios locais. A iniciativa foi idealizada durante o início da pandemia de Covid-19 em 2020.
"Hoje, o Grupo Business Bahia, que é formado por mais de 250 líderes, empresários e gestores baianos, comemora os três anos dessa campanha histórica lançada em plena pandemia. A Made in Bahia busca destacar, valorizar e incentivar o consumo de produtos e serviços baianos", pontuou.
O empresário ainda ressaltou a importância do apoio e parceria agregadas à campanha, entre elas a do Grupo A TARDE, que veicula uma coluna semanal no jornal e portal A TARDE, além de conteúdos na rádio A TARDE FM. A coluna aborda temas relacionados ao universo da economia baiana.
"Essa campanha tem um grande apoio do Grupo A Tarde com uma coluna semanal, onde nós valorizamos as empresas baianas. Temos o momento na rádio A TARDE FM e nós celebramos essa vitória", afirmou.
Selo Made in Bahia
Além disso, o líder do Grupo Business Bahia apontou a contribuição do deputado estadual Alex da Piatã (PSD), que apresentou um projeto de lei voltado para a implantação do selo "Made in Bahia/Brasil" para as indústrias e fábricas situadas no estado. A lei, promulgada em 12 de agosto de 2020 pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), determina a etiquetação dos produtos para o comércio e consumo geral.
"Nós também homenageamos o deputado Alex da Piatã, cujo projeto de lei oficializou o selo Made in Bahia. A aprovação na Assembleia Legislativa e oficialização do selo nos deixou muito feliz", frisou.
Em meio à homenagem, o parlamentar adiantou que a lei pode sofrer algumas revisões a fim de beneficiar as empresas e os negócios que usam o selo Made in Bahia para fortalecer a valorização dos produtos e serviços baianos. Na ocasião, Alex da Piatã também ressaltou a adesão por parte dos outros deputados na votação da proposta.
“A gente vai fazer algumas revisões e ir ao governo para regulamentar porque aí a gente pode aproveitar as condicionantes e os benefícios para que esse selo tenha uma valorização maior ainda. O objetivo é que o Made in Bahia se torne uma política de estado para que independente do governador, deputado que passar, o selo vai estar vivo e cada vez mais forte”, enfatizou.
Turismo
A programação do evento contou com uma palestra do secretário de Turismo estadual, Maurício Bacelar. O titular abordou o panorama do turismo na Bahia e as oportunidades de investimentos geradas pelo setor. Na ocasião, Bacelar também reforçou os impactos gerados pelas medidas de promoção e incentivo aos negócios baianos e a relação com o turismo no estado.
“O trabalho do Grupo Business Bahia de valorização dos produtos originários está na mesma direção do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia. Pois quando valorizamos os produtos de origem baiana, nós também estamos fazendo uma promoção dos destinos turísticos do estado”, apontou.
Tendo em vista a rentabilidade e valorização dos negócios, Bacelar ainda trouxe a influência e movimentação na economia gerada pelas festas juninas no estado. Segundo o titular de Turismo, o São João promovido pelo governo da Bahia deve movimentar R$ 1,5 bilhão na economia baiana. Ele também falou sobre a expectativa da gestão estadual para a chegada de 1,5 milhão de visitantes no estado, ainda em avaliação para o período.
"O São João é a maior manifestação cultural do povo da Bahia. E aqui ele tem a sua maior expressão. Nós, do governo do Estado, nos preparamos para essa grande festa do povo nordestino. Além de promover a cultura e elevar nossa autoestima, ela [a festa] também injeta recursos na nossa economia. O governo fez a promoção dos festejos juninos da Bahia nos maiores mercados promissores. A gente investiu em segurança, infraestrutura e contratação de atrações. Para que a festa seja forte nos 417 municípios. E esperamos atrair mais de 1,5 milhão de visitantes, que irão deixar na nossa economia R$ 1,5 bilhão", disse.
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