ECONOMIA
Made in Bahia estreia coluna em A TARDE
Por Fábio Bittencourt
A partir da próxima terça-feira os leitores do jornal e do portal A TARDE e os ouvintes da rádio A TARDE FM vão contar com mais um conteúdo de qualidade, viabilizado por meio de parceria com empresários baianos. É a coluna Made in Bahia, que estreia trazendo semanalmente, sempre às terças, um empresário local integrante do chamado Grupo Business Bahia.
De acordo com o idealizador do coletivo – que reúne 254 empreendedores baianos dos mais diferentes segmentos da economia –, Carlos Sérgio Falcão, toda semana cada convidado vai contar um pouco de sua trajetória profissional, dos desafios enfrentados durante a pandemia e das perspectivas para o pós-crise, além de relatar a própria experiência, vitórias e projetos, apresentando também proposições e visão de mundo.
A coluna será publicada no jornal impresso e também veiculada no portal
A TARDE na internet. Na rádio A TARDE FM, também às terças, um “comentarista” fixo vai fazer uma análise dos principais fatos da economia no estado, contextualizar com outros, “mas sempre voltado para o universo da economia baiana”, conforme explica Falcão, que é o empresário a abrir a série.
Núcleo na ACB
Engenheiro civil de formação, especialista em engenharia financeira, Falcão vai falar sobre a caminhada do Grupo Business Bahia até aqui, organizado [em rede social] há cerca de dois anos como um movimento independente, de vanguarda, com o objetivo de “correr por fora” e não esperar somente por políticas públicas de incentivo. Ou seja, fomentar o mercado local, valorizar e fortalecer marcas baianas, construir uma rede sustentável de contatos.
Falcão conta que o grupo já se tornou um “núcleo” na Associação Comercial da Bahia (ACB), com cadeira cativa na entidade multissetorial mais antiga do Brasil, “devido à relevância das suas contribuições”, diz.
Sinergia
Presidente do Grupo A TARDE, João de Mello Leitão destaca a importância do movimento Made in Bahia e diz que ele está em completa sinergia com a fase atual de planejamento e reestruturação da companhia.
“Existe uma disposição ou motivação do Grupo A TARDE em dar voz também ao empresariado, principalmente diante desse momento de pandemia. Quando tivemos a oportunidade de nos aproximar do grupo Business Bahia, liderado por Carlos Falcão, surgiu essa ideia de desenvolvermos uma coluna, distribuindo conteúdo entre todas as plataformas de nosso grupo, de forma integrada, aproximando e dando voz ao empresariado. Temos que apoiar quem desafia a tudo e a todos para empreender, gerar emprego e renda, e isso vai ter um papel primordial na retomada da economia, principalmente de nosso município e nosso estado”, fala.
“Com a nova coluna, A TARDE entra de cabeça nesse movimento que fomenta a economia dos 417 municípios e do estado como um todo, proporcionando ao baiano conhecimento e informação para que possa privilegiar, no seu consumo de produtos e serviços, as empresas locais”, diz.
“Não tínhamos noção de que algo que começou como uma campanha fosse se tornar [um projeto] tão grande. Nós temos muito agradecimento ao Grupo A TARDE, que, na figura de João de Mello Leitão, desde sempre abraçou a causa, bem como a ACB, por perpetuar o Made in Bahia”, afirma Falcão.
Ele aponta que o objetivo da ACB é fazer do selo Made in Bahia um “programa [permanente] de vantagem competitiva [para os participantes].
Ainda segundo o líder do Grupo Business Bahia, a ideia é, daqui a dois anos e depois de muito conteúdo escrito, lançar um livro “contado por 100 empresários baianos”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes