ECONOMIA
Paper Excellence ganha causa e vai assumir gestão da Eldorado Brasil Celulose

Por Da Redação

A Paper Excellence, uma das maiores produtoras de papel e celulose do mundo, obteve ganho de causa no processo de arbitragem para adquirir o controle da Eldorado Brasil Celulose, da qual já detém 49,41% das ações. Antes da decisão da arbitragem, J&F tinha 51% do capital da empresa.
Com a decisão, divulgada nesta quarta-feira, 3, a Paper assumirá 100% do capital da Eldorado, com sede em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
O caso está em debate desde 2019 na Câmara de Comércio Internacional de Arbitragem (ICC). A corte arbitral do ICC decidiu, por 3 votos a zero, que o grupo J&F, dos irmãos Batista, terá de vender 100% da Eldorado Celulose ao grupo asiático Paper Excellence, nos termos do acordo firmado entre as partes em 2017.
A Eldorado foi vendida para a companhia por R$ 15 bilhões. Segundo informações do Estadão, o acordo foi feito quatro meses após as delações dos irmãos Batista sobre corrupção virem à tona, mesma época em que ocorreu a venda da Vigor e da Alpargatas. Desentendimentos entre comprador e vendedor levaram a negociação para arbitragem, que permanece sob sigilo.
“Nosso foco imediato será de integrar e operar a nova unidade brasileira da Paper Excellence. Posteriormente, avaliaremos o momento adequado para aexpansão da planta”, diz Cláudio Cotrim, diretor-geral da Paper Excellence no Brasil.
A Paper Excellence atua na fabricaçãode celulose de pasta de alto rendimento e também de papel. Desde a sua fundação, em 2007. Com a incorporação da Eldorado Celulose, a Paper atinge 7 mil funcionários e capacidade de produção anual de 5,3 milhões de toneladas de celulose e papel.
Antes da aquisição brasileira, a Paper Excellence já havia concluído, no ano passado, a compra de 100% da canadense Catalyst Paper, incorporando ao seu ativo mais três unidades produtivas, um centro de distribuição e uma nova sede.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



