Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ECONOMIA

Para Pinguelli, apagões resultam da falha de manutenção

Fernanda Nunes | Agência Estado

Por Fernanda Nunes | Agência Estado

26/10/2012 - 10:53 h | Atualizada em 19/11/2021 - 5:07

A recorrência de apagões demonstra falhas de manutenção no sistema de transmissão de energia, avaliou nesta sexta-feira o diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa. E a situação poderá piorar com o plano de redução da tarifa de energia. "A redução da tarifa poderá agravar, no sentido de reduzir a receita das empresas e também a capacidade de investimento em engenharia. A manutenção do sistema é muito cara", afirmou.

A avaliação de Pinguelli, que presidiu a Eletrobras no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é que a repetição dos episódios de apagão demonstra que há falhas na manutenção das linhas e na previsão de ocorrências. "Precisa de mais cuidado na manutenção, mais previsão. É uma questão técnica, que não tem qualquer semelhança com os apagões por falta de geração que ocorreram no passado", ressaltou.

Tudo sobre Economia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O diretor da Coppe/UFRJ destacou que há a determinação do governo de reforçar o sistema de segurança da rede, com a instalação de novas linhas reservas que devem funcionar toda vez que outra falhar. "Assim, certamente, a manutenção irá melhorar. Mas, por enquanto, há apenas uma linha reserva para cada em funcionamento", disse Pinguelli, completando que as universidades também foram convocadas a participar do programa do governo de melhoria do sistema nacional de transmissão.

No início deste mês, após a ocorrência de mais um apagão, em Foz do Iguaçu, a presidente Dilma Rousseff determinou ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que reforce a avaliação da qualidade e confiabilidade da rede de transmissão. O trabalho está em curso, com prioridade para os pontos considerados estratégicos.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

SuperBahia tem expectativa de movimentar R$ 650 milhões

Play

Mineração: Bahia sediará evento histórico que contará com pregão da Bolsa de Toronto

Play

Megan, a "filha digital" da Bahia que revoluciona a segurança com IA

Play

Cuidado com o leão! Saiba como o animal se tornou símbolo do IR

x