Para Pinguelli, apagões resultam da falha de manutenção | A TARDE
Atarde > Economia

Para Pinguelli, apagões resultam da falha de manutenção

Publicado sexta-feira, 26 de outubro de 2012 às 10:53 h | Atualizado em 19/11/2021, 05:07 | Autor: Fernanda Nunes | Agência Estado

A recorrência de apagões demonstra falhas de manutenção no sistema de transmissão de energia, avaliou nesta sexta-feira o diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa. E a situação poderá piorar com o plano de redução da tarifa de energia. "A redução da tarifa poderá agravar, no sentido de reduzir a receita das empresas e também a capacidade de investimento em engenharia. A manutenção do sistema é muito cara", afirmou.

A avaliação de Pinguelli, que presidiu a Eletrobras no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é que a repetição dos episódios de apagão demonstra que há falhas na manutenção das linhas e na previsão de ocorrências. "Precisa de mais cuidado na manutenção, mais previsão. É uma questão técnica, que não tem qualquer semelhança com os apagões por falta de geração que ocorreram no passado", ressaltou.

O diretor da Coppe/UFRJ destacou que há a determinação do governo de reforçar o sistema de segurança da rede, com a instalação de novas linhas reservas que devem funcionar toda vez que outra falhar. "Assim, certamente, a manutenção irá melhorar. Mas, por enquanto, há apenas uma linha reserva para cada em funcionamento", disse Pinguelli, completando que as universidades também foram convocadas a participar do programa do governo de melhoria do sistema nacional de transmissão.

No início deste mês, após a ocorrência de mais um apagão, em Foz do Iguaçu, a presidente Dilma Rousseff determinou ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que reforce a avaliação da qualidade e confiabilidade da rede de transmissão. O trabalho está em curso, com prioridade para os pontos considerados estratégicos.

Publicações relacionadas