Pesquisa: dois terços dos brasileiros não possuem reservas financeiras | A TARDE
Atarde > Economia

Pesquisa: dois terços dos brasileiros não possuem reservas financeiras

Foram ouvidas mais 2 mil pessoas e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos

Publicado segunda-feira, 11 de dezembro de 2023 às 07:08 h | Atualizado em 11/12/2023, 07:09 | Autor: Da Redação
Dados constam de pesquisa nacional Datafolha realizada no dia 5 de dezembro em 135 municípios
Dados constam de pesquisa nacional Datafolha realizada no dia 5 de dezembro em 135 municípios -

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha mostrou que a maioria dos brasileiros não possui nenhum tipo de reserva financeira para emergências ou em caso de perda de renda do trabalho. Além disso, quase metade da população com 16 anos ou mais também não contribui para a Previdência, o que sugere um futuro financeiro sombrio na velhice.

Os dados constam de pesquisa nacional Datafolha realizada no dia 5 de dezembro em 135 municípios. Ao todo, foram ouvidas mais 2 mil pessoas e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

De acordo com o levantamento, cerca de 67% dos brasileiros não têm qualquer reserva financeira para atender contratempos maiores. Os que têm algum dinheiro guardado para manter o mesmo padrão de vida por um período menor que três meses também são poucos: 10%.

A pesquisa mostra também que apenas 52% dos brasileiros contribui para o sistema oficial do INSS. Por meio de contribuições mensais ao longo da vida ativa, a Previdência garante aposentadorias mensais entre R$ 1.320,00 e R$ 7.507,49.

Apenas uma parcela pequena (13%) declarou ter algum plano de previdência privada, normalmente contratado para reforçar os proventos da Previdência na hora de se aposentar.

Publicações relacionadas