ECONOMIA
Preço do café subiu 77% em um ano, segundo IBGE
Inflação subiu 0,56% em março puxada pelo grupo de alimentação e bebidas
Por Redação

Nos últimos 12 meses até março, o preço do café moído disparou 77,78%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta sexta-feira, 11. Em 2025, a alta é de 30%, e somente em março em relação a fevereiro, houve avanço de 8% nos preços.
Leia Também:
De acordo com o IBGE, a alta foi impulsionada pelo aumento do preço internacional, puxada pela queda da oferta global, principalmente com a redução da safra no Vietnã, que passou por problemas climáticos.
Além disso, em fevereiro, a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) já havia alertado que os preços iam continuar subindo nos dois meses seguintes porque a indústria ainda não havia repassado todo o custo da compra de café em grão.
IPCA
O IPCA subiu 0,56% em março, abaixo do salto de 1,31% registrado em fevereiro, puxado pelo grupo de alimentação e bebidas, que subiu 1,17% em março, com destaque para a alimentação no domicílio (1,31%). Os maiores aumentos foram nos preços do tomate (22,55%), ovo de galinha (13,13%) e café moído (8,14%).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes