Prefeitura exibe resultados do Invista Salvador a empresários | A TARDE
Atarde > Economia

Prefeitura exibe resultados do Invista Salvador a empresários

Evento aconteceu nesta quarta-feira, 13, na Casa do Comércio

Publicado quarta-feira, 13 de março de 2024 às 17:35 h | Atualizado em 13/03/2024, 21:34 | Autor: Da Redação
Presidente do Grupo Business Bahia, Carlos Falcão, falou da similaridade do nome da campanha Investe Salvador com o programa de desburocratização da Prefeitura
Presidente do Grupo Business Bahia, Carlos Falcão, falou da similaridade do nome da campanha Investe Salvador com o programa de desburocratização da Prefeitura -

Foram apresentados nesta quarta-feira, 13, em evento que aconteceu na Casa do Comércio, no bairro do Caminho das Árvores, em Salvador, os resultados do programa Invista Salvador. Na ocasião, ainda foi divulgado o portfólio de projetos voltados para estimular a economia local em conjunto com a iniciativa privada. A iniciativa foi promovida pelo Grupo Business Bahia, parceiro de A TARDE,  que gere a Made In Bahia.

Ao trazer uma retrospectiva do trabalho da gestão municipal, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, destacou que a prefeitura disponibiliza atendimento e assessoria para quem deseja trazer ou ampliar negócios para a cidade. Quem também marcou presença no evento foi a secretária municipal de Comunicação, Renata Vidal, e o presidente da SalvadorPar, Marcos Lessa.

“Fomos responsáveis por viabilizar a inauguração, em dezembro passado, da primeira loja da Leroy Merlin em Salvador. Atendemos empresas como a Bob Eco, Amvox, Ferreira Costa, dentre outras. Temos mais de 40 atendimentos feitos desde o lançamento do Invista Salvador”, disse Mila Paes.

“Somos a terceira cidade do Brasil nesse quesito. As atividades de ‘baixo risco A’, por exemplo, têm autorização imediata para funcionamento, o que facilita o licenciamento empresarial. A melhoria do ambiente de negócios de Salvador é prioridade nessa gestão. Ações de desburocratização como essas reverberam em diversas searas, como por exemplo, no tempo médio de abertura de empresas, que conseguimos reduzir para 3 horas, um novo recorde do município”, acrescentou Paes.

Renata Vidal destacou que a campanha Investe Salvador é um projeto 100% alinhado com o pensamento do município. “A gente comprou a ideia e vamos trabalhar juntos. Queremos cada vez mais que as pessoas enxerguem Salvador não apenas como uma cidade encantadora, onde as pessoas vêm e celebram a alegria no Carnaval, no verão. A gente quer que as pessoas enxerguem também Salvador como um celeiro de oportunidades, que é o que a cidade é e vem se tornando cada vez mais”, ressaltou.

A titular da Semdec trouxe ainda detalhes do programa Renova Centro, focado na atração de investimento, requalificação urbana e geração de emprego na região do Centro Histórico. “É uma região onde está concentrado o maior conjunto colonial das Américas. Isso é um tesouro com um grande potencial a ser explorado”, avaliou.

De olho no futuro

No âmbito dos resultados pensados no médio e longo prazo, a Prefeitura estuda novas iniciativas para atrair empresas do ramo logístico. Em novembro no ano passado, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei apresentado pelo prefeito Bruno Reis com benefícios fiscais para esse setor, compondo o grupo de benefícios como desconto de IPTU, redução de alíquota de ISS e isenção de ITIV, em três regiões da cidade: Valéria e São Tomé de Paripe, Barros Reis, Porto Seco Pirajá e BR-324.

Ainda sobre as perspectivas econômicas, Mila Paes apresentou aos empresários oportunidades de negócios que poderão ser explorados pela iniciativa privada por meio de concessões e PPPs. No que abrange o Plano Integrado de Concessões e Parcerias de Salvador (Pics), a SalvadorPar - empresa de economia mista integrante da administração pública indireta do município - atua como instrumento para realização de parcerias com o setor privado, voltadas à requalificação dos serviços públicos disponibilizados à população.

As iniciativas incluem, por exemplo, a operação e manutenção de parques urbanos, da futura Arena Multiuso, gestão de quadras e campos, operação de estações do BRT, além da criação do Fundo de Investimento Imobiliário para imóveis do município.

Campanha

O presidente do Grupo Business Bahia, Carlos Falcão, falou da similaridade do nome da campanha Investe Salvador com o programa de desburocratização da Prefeitura (Invista Salvador) e que a ideia é justamente ampliar junto à comunidade empresarial a divulgação das iniciativas do poder público municipal.

“No momento em que nós, empresários, criticamos os sucessivos aumentos de carga tributária no país, a Prefeitura de Salvador trilha um caminho inverso promovendo desenvolvimento, dando incentivos e fazendo programas de regularização fiscal. Isso tem que ser valorizado. Quando nós, empresários, executivos e gestores, divulgamos essas ações, o peso é maior. Precisamos valorizar esses esforços”, comentou Falcão.

Publicações relacionadas