Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA

ECONOMIA

Produção sobe em janeiro, diz CNI

Anne Warth | Estadão Conteúdo
Por Anne Warth | Estadão Conteúdo
| Atualizada em

A indústria brasileira começou o ano melhor do que nos últimos dois anos, aponta a pesquisa Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A produção ainda é baixa, mas também melhor do que no fim de 2016.

Em janeiro, o índice que mede a evolução da produção da CNI ficou em 44,2 pontos, ante 39,7 pontos no mesmo mês de 2016 e 42,7 pontos em 2015. Em dezembro, o indicador estava em 40,7 pontos.

Tudo sobre Economia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Pela metodologia da pesquisa da CNI, números abaixo de 50 indicam redução na produção, e quanto mais baixo, mais intensa e disseminada é a queda.

"Isso mostra que a redução da atividade industrial foi menos intensa na passagem de dezembro para janeiro do que nos dois anos anteriores", informou a CNI, que comemorou os sinais de melhora.

A utilização da capacidade instalada se manteve em 63% entre dezembro e janeiro, um nível de ociosidade elevado, de acordo com a entidade. No mesmo mês de 2016, ela estava em 62%.

O indicador de nível de estoques atingiu 49 pontos, ante 46,5 pontos em dezembro e 48,4 pontos em janeiro de 2016.

O emprego industrial também melhorou e atingiu 46 pontos, ante 44,7 pontos em dezembro e 41,4 pontos em janeiro de 2016.

Perspectivas

Para os próximos seis meses, as expectativas dos industriais são de crescimento nas exportações e na demanda, ambos acima dos 50 pontos. Já os que medem compra de matéria-prima, número de empregados e intenção de investimentos continuam abaixo dessa linha divisória.

O indicador que mede a perspectiva de quantidade exportada subiu para 53,5 pontos em fevereiro, ante 52,6 pontos em janeiro e iguais 53,5 pontos em fevereiro do ano passado.

A expectativa em relação à demanda ficou em 51,8 pontos em fevereiro, ante 51,9 pontos em janeiro e 45,6 pontos em fevereiro do ano passado.

Embora ainda esteja baixa, a intenção de investimento ficou em 46,9 pontos, ante 45,3 pontos em janeiro e 39,8 pontos em fevereiro de 2016. Segundo a CNI, foi o melhor resultado desde abril de 2015.

Em relação à compra de matéria-prima, o índice atingiu 49,1 pontos em fevereiro, ante 50 pontos em janeiro e 43,6 pontos em fevereiro.

A projeção em relação ao número de empregados ficou em 45,4 pontos, ante 46,4 em janeiro e 42,1 pontos em fevereiro do ano passado.

A Sondagem Industrial foi feita entre 1º e 13 de fevereiro com 2.462 empresas, sendo 1.026 pequenas, 871 médias e 565 de grande porte.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas