Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ECONOMIA

Receita define novas ocupações de microempreendedor

Agência Estado

Por Agência Estado

18/09/2009 - 18:43 h

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou hoje a inclusão de novas categorias de profissões que podem ser cadastradas como Microempreendedores Individuais (MEI). As ocupações que representam serviços pessoais a pessoas físicas, como babá, foram retiradas da lista. "Tais atividades são desempenhadas em modalidades já existentes - diaristas ou empregados domésticos -, e a criação do MEI não objetiva alterar essas relações de trabalho", informou a Receita Federal em nota oficial.

O Comitê eliminou também a obrigação da empresa contratante de serviços de reter a contribuição previdenciária do microempreendedor que preste serviços de hidráulica, eletricidade, pintura, alvenaria, carpintaria e manutenção ou reparo de veículos. Entre as ocupações incluídas hoje na relação, estão: agente de viagens, agente funerário, antiquário, artesão de bijuterias e cuidador de idosos e enfermos. A lista completa será publicada no Diário Oficial da União.

É considerado microempreendedor o empresário individual que tenha receita bruta, no ano-calendário anterior, de até R$ 36 mil e tenha optado pelo Simples Nacional.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Da fazenda à xícara, Igaraçu revela segredo por trás dos cafés especiais

Play

SuperBahia tem expectativa de movimentar R$ 650 milhões

Play

Mineração: Bahia sediará evento histórico que contará com pregão da Bolsa de Toronto

Play

Megan, a "filha digital" da Bahia que revoluciona a segurança com IA

x