Saab, filial da GM na Suécia, declara insolvência | A TARDE
Atarde > Economia

Saab, filial da GM na Suécia, declara insolvência

Publicado sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009 às 09:14 h | Autor: AFP

O construtor automobilístico sueco Saab, filial da General Motors na Suécia, pediu para se reorganizar dentro dos parâmetros judiciais na tentativa de evitar a falência, anunciaram nesta sexta-feira a Saab e a General Motors (GM). "Fizemos o pedido hoje (sexta-feira)", disse à AFP a porta-voz da Saab, acrescentando que a Saab espera que o tribunal divulgue sua decisão hoje mais tarde.

A GM acaba de anunciar que a Saab pode se declarar em quebra a partir deste mês, a menos que receba uma ajuda do governo sueco, que este último já havia negado. Em um comunicado separado, a GM indicou que a decisão era destinada a criar uma entidade comercial completamente independente que seria viável e capaz de atrair investidores.

A declaração de insolvência é um procedimento legal na Suécia conduzido por um administrador independente designado por um tribunal que trabalhará estreitamente com a equipe diretora da Saab. "Dentro deste procedimento, a Saab apresentará sua proposta de reorganização, que incluirá o reagrupamento das atividades de criação, de engenharia e de fabricação na Suécia", acrescentou a GM.

"Se o tribunal de instância aprovar a reestruturação, ela será feita num prazo de três meses e precisará de um financiamento independente", acrescentou a GM. "Os financiamentos deverão ser tanto públicos como privados", continuou

Publicações relacionadas