ECONOMIA
Secretário americano considera insustentável o programa previdenciário

Por Agência AFP
O secretário do Tesouro americano Henry Paulson afirmou nesta terça-feira que o programa previdenciário do país está se tornando 'financeiramente insustentável' pelo que precisa ser revisto com urgência.
Paulson, em discurso, após avaliação anual do governo dos programas de previdência e Medicare, disse que o número de americanos que se aposentam ameaça sugar os fundos disponíveis para os dois programas.
'Conforme a geração 'baby boom', aqueles nascidos após a Segunda Guerra Mundial, chega à aposentadoria, ambos os programas sociais enfrentam dificuldades financeiras', garantiu Paulson.
O Tesouro americano demonstrou preocupação, principalmente, com o número crescente de aposentados e conseqüentemente com os custos atrelados aos programas que podem influenciar negativamente a prosperidade americana, caso a Previdência Social e o Medicare não sejam revitalizados.
As necessidades do programa de Previdência Social, que oferece benefícios a todos os americanos que contribuíram com o programa, são um pouco menos preocupantes em comparação ao Medicare. Paulson calcula que o fundo do programa de previdência fique no vermelho em menos de 10 anos.
Já o Medicare, programa que arca com despesas médicas dos americanos, enfrenta uma situação financeira mais complicada devido aos crescentes custos da saúde e dos remédios.
Em 2007, o Medicare teve um gasto equivalente a 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB), aproximadamente três quartos do valor gasto pela Previdência Social mas estima-se que, em 2028 as despesas com o Medicare se elevarão a cerca de 11% do PIB, comparadas com uma estimativa, bem menor, de 5,8% de gastos do programa de Previdência Social no mesmo período, de acordo com dados do Tesouro americano.
Paulson disse que a revisão anual dos dois programas será enviada ao Congresso e pediu que os encarregados dedicassem a devida atenção ao problema.
'Nossa nação precisa de grandes esforços para fortalecer ambos os programas para futuros aposentados', alertou Paulson.
O presidente americano George W. Bush exigiu duras ações para que o programa de Previdência Social seja permanentemente sustentável.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



