Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ECONOMIA

Seminário na ACB debate negócios e qualidade do gasto público no país

Empresários e políticos participaram dos debates, abordando o papel do Estado no desenvolvimento

Por Lula Bonfim

14/04/2025 - 18:12 h
Seminário foi uma iniciativa da Frente Parlamentar pelo Empreendedorismo
Seminário foi uma iniciativa da Frente Parlamentar pelo Empreendedorismo -

O Seminário “Qualidade do Gasto Público e a Melhoria do Ambiente de Negócios”, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 14, reuniu diversos empresários e políticos, na sede da Associação Comercial da Bahia (ACB), em Salvador, para debater temas como inovação no varejo, cadeia de eventos, turismo, eficiência do Estado e desenvolvimento econômico.

O evento foi uma iniciativa da Frente Parlamentar pelo Empreendedorismo (FPE), que foi representada no seminário pelo seu presidente, Joaquim Passarinho (PL-PA), e pelo vice-presidente, o deputado federal Zé Neto (PT-BA). Outros parlamentares também se fizeram presentes, como Claudio Cajado (PP-BA), Leo Prates (PDT-BA), Otto Alencar Filho (PSD-BA) e Rogéria Santos (Republicanos-BA).

Representando a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), estiveram na ACB os deputados estaduais Eduardo Salles (PP-BA) e Robinson Almeida (PT-BA).

Leia Também:

Anfitrião do evento, o presidente da ACB, Paulo Cavalcanti, exaltou a instituição, como representante dos empresários baianos.

“Mais um evento espetacular. A gente está aqui há 213 anos, bicentenária. Com muita satisfação e orgulho, a gente vê a casa-mãe do associativismo, a primeira casa de associativismo das Américas, tendo essa capacidade de agregar, integrar todas as representações de classe empresariais, nossos representantes do Executivo e do Legislativo, para que a gente possa discutir a aproximação harmoniosa de toda a sociedade brasileira, desse povo que tem a soberania do nosso país, desta nação espetacular. É isso que eu espero de cada encontro desses”, disse Cavalcanti.

Vice-presidente de Sustentabilidade da ACB, a empresária Isabela Suarez afirmou ao Portal A TARDE que um evento desse tipo é fundamental para ampliar o diálogo entre os representantes das classes produtivas e aqueles que planejam e executam as políticas públicas.

“A importância deste evento se dá por diversas razões. Uma delas é a retomada do protagonismo da Associação Comercial da Bahia, representação de classe que sempre atuou em prol dos interesses empresariais, ao promover o encontro do empresariado com representantes do Poder Público. Afinal de contas, se o objetivo deste evento é tentar melhorar o ambiente de negócios no Brasil, é mais do que necessário que exista essa escuta de ambos os lados”, defendeu a empresária.

Também ao Portal A TARDE, Zé Neto falou da importância de retirar o componente “polarização ideológica” de alguns debates públicos, especialmente no tema da economia. Segundo ele, essa é uma questão de Estado e não de governo.

“A gente tem a necessidade de perceber que tem temas que não devem estar no elenco ideológico. Tem que sair disso. São temas civilizatórios, necessários aos Estados e não aos governos. Boa parte da temática econômica é tema de Estado. É preciso ter bom senso para sentar e resolver”, argumentou o vice-presidente da FPE.

Durante sua explanação, o deputado estadual cobrou que o governo do estado — representado no evento pelo secretário estadual Manoel Vitório, da Fazenda — se manifeste sobre o projeto do Código de Defesa do Contribuinte, pautado pela ACB há pelo menos 10 anos.

“Há um anseio muito grande de toda a Assembleia Legislativa pela aprovação do Código de Defesa do Contribuinte, que foi pautado por esta Casa há 10 anos e nós precisamos que o governo se debruce sobre isso, para que nós tenhamos um palco de discussões importantes entre a sociedade civil organizada e o governo do estado da Bahia”, afirmou Salles, para aplausos do público presente.

O evento foi encerrado com uma fala do presidente da FPE, Joaquim Passarinho, que exaltou a parceria com Zé Neto e a decisão de escolher a Bahia como o segundo palco para o encontro, depois apenas de São Paulo.

“São Paulo é aquela máquina. Mas o segundo está sendo aqui na Bahia. Já tinha conversado com o secretário [Manoel Vitório] uma vez e sei da sua eficiência também. Mas nós temos alguns desafios. A qualidade do gasto público é esse desafio. Nós precisamos de investimento público, não arrecadando mais, mas melhorando o nosso gasto”, concluiu o deputado do PL.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

ACB economia

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Seminário foi uma iniciativa da Frente Parlamentar pelo Empreendedorismo
Play

Reinventar negócios: histórias de pessoas que ‘se viraram’ na pandemia

Seminário foi uma iniciativa da Frente Parlamentar pelo Empreendedorismo
Play

Saiba detalhes do complexo eólico de R$3 bilhões inaugurado na Bahia

Seminário foi uma iniciativa da Frente Parlamentar pelo Empreendedorismo
Play

Chefe Dani Façanha mostra como fazer siri de forma sofisticada

Seminário foi uma iniciativa da Frente Parlamentar pelo Empreendedorismo
Play

Shopping abre às 6h e recebe grande movimento em Salvador; veja

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA