ECONOMIA
Só? Veja quanto os EUA reduziram no tarifaço contra o Brasil
Governo dos EUA anunciou corte de tarifas em produtos como café, carne e açaí

Por Yuri Abreu

Após anunciar a redução nas tarifas de importação de produtos como café, carne e açaí, na noite de sexta-feira, 14, o governo dos Estados Unidos detalhou o tamanho do corte dos itens após o "tarifaço" de 50% imposto ao Brasil desde agosto.
A queda, de acordo com o Ministério da Agricultura, foi de 10%, passando agora para 40% — a taxa abrange as chamadas taxas de reciprocidade, que também foram impostas a outros países.
Havia uma expectativa pela extinção total das taxas e a informação inicial dos cortes chegou a ser comemorada por aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Isso por que, nas últimas semanas, Brasil e EUA vinham articulando uma flexibilização do "tarifaço". A negociação ganhou força com um encontro entre o presidente norte-americano, Donald Trump e Lula, em outubro, na Malásia.
Novos cortes?
Após o anúncio do corte de 10%, Donald Trump afirmou não acreditar que sejam necessárias novas mudanças neste sentido.
Leia Também:
"Acabamos de fazer um pequeno recuo. Os preços do café estavam um pouco altos. Agora, em muito pouco tempo, eles estarão mais baixos", afirmou.
O Brasil é o maior fornecedor de café para os EUA e um dos principais de carne — os dois produtos enfrentam forte alta nos preços no mercado norte-americano.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



