ECONOMIA
Tivoli Ecoresort Praia do Forte completa 30 anos

Por Paula Janay

O Tivoli Ecoresort Praia do Forte completa 30 anos de operação neste final de semana com três dias de festa. O final de semana de comemorações começou nesta sexta-feira, 28, e vai até domingo, 30. O resort, construído em 1985, faz parte da história da expansão do turismo no litoral norte.
Segundo o diretor-geral do Tivoli, João Eça Pinheiro, todos os anos há uma festa durante o aniversário do resort. Neste, por causa do significado da data, o hotel faz uma homenagem à cultura baiana e ao axé music, com shows de Ivete Sangalo e Luiz Caldas. A programação ainda conta com o DJ Theodoro Cochrane.
"O hotel e a axé music têm a mesma idade. O hotel e a Bahia se ligam profundamente. O hotel é uma representação da cultura da Bahia. E não há ninguém melhor para representar a cultura da Bahia como Ivete Sangalo e Luiz Caldas", afirma João Eça Pinheiro.
Crescimento
Apesar do momento de crise econômica brasileira, o diretor-geral do Tivoli afirma que o resort deverá registrar este ano um desempenho similar ao de 2014. "O ano passado foi um ano fantástico para o turismo em todo o Brasil por conta da Copa do Mundo, obviamente. Então a nossa perspectiva para esse ano era que o resultado fosse um pouco abaixo do que o ano passado. Neste momento, estamos lutando para ter resultados iguais aos do ano passado", afirma Pinheiro.
O grupo não divulga valores de investimento nem números de crescimento. Em todos os anos, 10% do hotel é reformado, tanto as áreas comuns quanto os quartos, para a manutenção e atualização do resort.
Fundador do resort e proprietário de muitas terras na região, o paulista Klaus Peters vendeu o então chamado Ecoresort Praia do Forte para o grupo português Tivoli em 2006. "O que nós fizemos foi maximizar a operação já existente. Nós nos adaptamos durante os anos às mudanças econômicas e sociais do Brasil. E nos mantivemos no mercado internacional e nacional como um resort de primeira linha", afirma o diretor.
No início deste ano, o grupo tailandês Minor, que possuiu 133 hotéis em 22 países, adquiriu de porteira fechada seis hotéis Tivoli, incluindo o Tivoli Ecoresort Praia do Forte. A marca Tivoli possui 14 hotéis, 12 em Portugal, um na Bahia e outro em São Paulo. O grupo não revela os valores da venda, mas publicações especializadas estimam o negócio em 168,2 milhões de euros.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



