Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ECONOMIA

Trabalhadores de 5 categorias fazem ato na av. Paulista

Por Beatriz Bulla | Agência Estado

20/09/2012 - 11:57 h | Atualizada em 19/11/2021 - 5:05

Trabalhadores de cinco categorias que têm campanhas salariais marcadas neste segundo semestre de 2012 se reúnem nesta quinta-feira, desde o início da manhã, na Avenida Paulista, em São Paulo, para fazer uma manifestação conjunta. Estão presentes representantes dos metalúrgicos, bancários, químicos, petroleiros e servidores dos Correios. A principal reivindicação dos trabalhadores é o aumento real de salário.

De acordo com policiais presentes no local, cerca de 400 pessoas estão reunidas em frente ao banco Bradesco localizado próximo ao Masp. Já os sindicalistas falam em 4 mil pessoas participando da mobilização, somando aqueles que estão em frente ao banco a outros grupos reunidos em frente ao prédio da Fiesp e da Petrobras, ambos também na Avenida Paulista.

"O objetivo é unificar a luta das categorias e transformá-la em uma luta coletiva. A principal reivindicação comum é pela valorização do salário", afirmou o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas. De acordo com o dirigente sindical, o pedido médio dos trabalhadores é de aumento real de 5%, podendo chegar até a cerca de 10%, como no caso dos petroleiros.

Sem acordo salarial até o momento, bancários e servidores dos Correios deram início ao movimento grevista nesta semana. Petroleiros e químicos ainda aguardam proposta do setor patronal, enquanto os metalúrgicos do Estado de São Paulo, realizam paralisações e greves dispersas na Grande São Paulo, como forma pressão.

Também presente no ato desta manhã, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Carlos Cordeiro, disse que os trabalhadores também pedem ampliação no número de empregos e diminuição da rotatividade. "Os bancos utilizam a rotatividade como forma de redução de custos. Além disso, todo mundo aqui está discutindo aumento real, porque a economia brasileira está crescendo, mas isso não está significando desenvolvimento econômico", explica Cordeiro.

De acordo com os sindicalistas, não haverá caminhada pela Avenida Paulista nesta quinta-feira. O ato público, que teve início com discursos dos líderes sindicais, ocupa toda a calçada do banco Bradesco, mas não invade as pistas da avenida. Outros grupos de trabalhadores se deslocaram até a sede da Fiesp e da Petrobras, na mesma avenida, para entregar cartas com as reivindicações das categorias.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Megan, a "filha digital" da Bahia que revoluciona a segurança com IA

Play

Cuidado com o leão! Saiba como o animal se tornou símbolo do IR

Play

Amazon lança relatório e fala dos mais de 100 mil parceiros no Brasil

Play

Banco digital anuncia maior rendimento e revela Anitta como embaixadora

x