Unigel paralisa fábrica de fertilizante na Bahia | A TARDE
Atarde > Economia

Unigel paralisa fábrica de fertilizante na Bahia

Em comunicado, companhia justificou paralisação de fábricas de fertilizantes nitrogenados

Publicado quarta-feira, 06 de março de 2024 às 20:24 h | Atualizado em 06/03/2024, 20:25 | Autor: Da Redação
Unigel efetuará a paralisação temporária das fábricas de fertilizantes
Unigel efetuará a paralisação temporária das fábricas de fertilizantes -

A Unigel anunciou nesta quarta-feira, 6, a paralisação temporária das fábricas de fertilizantes nitrogenados. A empresa afirma que ingressou no setor de fertilizantes, em 2020, esperava a abertura do mercado livre de gás natural no país, razão para ter investido cerca de R$ 600 milhões em duas fábricas arrendadas da Petrobras na Bahia e em Sergipe.

As unidades utilizam o gás natural como sua principal matéria prima, gerando cerca de 600 empregos diretos, fomentando as economias locais e arrecadação de impostos, segundo informações reveladas pela companhia.

"A Unigel contribuiu para redução da extrema dependência do país na importação de fertilizantes nitrogenados em aproximadamente 15%, que é essencial para o agronegócio. [...] Apesar dos esforços de inúmeros segmentos, como federações e associações empresariais, empresas e partidos políticos, o preço do gás natural no país ainda está entre os mais elevados do mundo, chegando a custar até seis vezes mais que no Oriente Médio e Estados Unidos", diz a nota da empresa.

A companhia ainda afirma que somou prejuízos durante todo o ano de 2023 e também em 2024, mas manteve a maior parte de seu quadro de funcionários. "A companhia continuará com uma infraestrutura mínima para manutenção e preservação dos ativos, além de garantir o cumprimento dos compromissos legais e socioambientais. É importante ressaltar que a Companhia manterá os projetos sociais e apoio às escolas nos Estados da Bahia e Sergipe", acrescenta o comunicado. 

Leia também:

>>>Unigel pede recuperação extrajudicial para reestruturar R$ 3,9 bilhões

>>>FUP denuncia pressão da Unigel por subsídios ao gás

>>>FUP quer que planta de fertilizantes da Bahia volte para Petrobras

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS