Visita de cônsul francês à Bahia fortalece parcerias econômicas | A TARDE
Atarde > Economia

Visita de cônsul francês à Bahia fortalece parcerias econômicas

Objetivo é estreitar laços entre o país europeu e o Governo do Estado

Publicado sexta-feira, 12 de abril de 2024 às 21:15 h | Atualizado em 12/04/2024, 21:21 | Autor: Da Redação
Cônsul honorário da França em Recife, Serge Gas
Cônsul honorário da França em Recife, Serge Gas -

O cônsul honorário da França em Recife, Serge Gas, foi recebido na tarde desta sexta-feira, 12, no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), pelo chefe de gabinete do Governo do Estado, Adolpho Loyola e secretários estaduais. A visita teve como objetivo o fortalecimento das relações econômicas e expansão de negócios entre o país europeu e a Bahia, nas áreas de meio ambiente, cultura, turismo e desenvolvimento econômico.

Entre os temas abordados estavam a temporada cultural Brasil-França, que será realizada em 2025, a evolução dos projetos de energia renovável, a cooperação com a federação regional de parques naturais, investimentos em turismo e a mudança de titular honorário da França em Salvador. "A relação entre Bahia e a França é bem forte e existe há muitos anos. Agora será fortalecida com novas parcerias e projetos. Estamos muito felizes. Temos muitos investidores franceses aqui na Bahia e a transição energética é um tema muito importante para a França, principalmente o hidrogênio verde. Os grandes eventos culturais e turísticos são outros atrativos para firmação de parcerias promissoras", contou entusiasmado o cônsul Serge Gas.

Para o setor cultural, um grande evento está previsto para o próximo ano. O objetivo é promover o intercâmbio artístico entre jovens baianos e franceses, como pontuou o secretário de Cultura, Bruno Monteiro. “Estaremos celebrando o Brasil na França e a França no Brasil, e nesse aspecto a cultura é fundamental. A temporada cultural será um grande momento de troca de experiências e vivências que envolvam cultura e formação de jovens para a área das artes. Com certeza avançaremos nesta agenda, que vem a enriquecer e qualificar os fazeres culturais baianos”. Ainda de acordo com o titular da Secult-BA, uma equipe técnica da pasta vai até a França, ainda neste semestre, para firmar a parceria e definir os detalhes do evento.

Sobre a geração de energia renovável, a expectativa é de que a Bahia seja consolidada como a grande produtora de combustíveis naturais, a partir da consolidação de mais empresas francesas no Estado. Para o chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente, André Ferraro, “é ótimo ver essa cooperação internacional em prol do meio ambiente e da economia sustentável. A França já possui um grande potencial de investimento aqui. Temos empresas de gás, energia eólica, e tantas outras, cuja conexão vai impulsionar ainda mais a produção de energia limpa, muito promissora para o desenvolvimento sustentável”, disse.

Para o turismo, o Governo da Bahia está em negociação com a companhia aérea Air France para a comercialização de um vôo internacional direto entre Salvador e Paris. A ideia é expandir o número de turistas nas duas capitais.

Participaram do encontro ainda, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e BahiaInveste.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS