EDUCAÇÃO PARA O FUTURO
Ações conjuntas com A TARDE Educação alcançam comunidade escolar e fortalecem ensino na Bahia
Ao longo deste ano, a parceria contou com uma programação diversificada,

Por meio de ações formativas que estimulam o pensamento crítico, o protagonismo estudantil e a educomunicação a partir do uso do jornal e de linguagens midiáticas no ambiente escolar, o Programa A TARDE Educação, do Grupo A TARDE, em parceria com a Secretaria da Educação da Bahia (SEC), vem alcançando milhares de estudantes e professores em diferentes Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) do estado.
Ao longo deste ano, a parceria contou com uma programação diversificada, que incluiu os Encontros de Educação, com debates sobre educação antirracista; workshops temáticos voltados à educação socioambiental e à educação para o trânsito; além do Concurso Cultural Jovem Jornalista 2025. As iniciativas estimularam a leitura crítica, a produção textual e o engajamento dos estudantes e professores da rede estadual em temas atuais e de interesse público.
O Concurso Cultural Jovem Jornalista 2025, em especial, reafirmou o compromisso social do A TARDE Educação ao reconhecer vozes historicamente invisibilizadas. Na categoria Crônica, voltada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), um dos estudantes premiados foi um reeducando em processo de ressocialização da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Wanderlino Nogueira, em Vitória da Conquista. O reconhecimento evidenciou o alcance do Programa e sua atuação em diferentes contextos educacionais, incluindo o sistema socioeducativo.

Protagonismo na Fenagro
Outro destaque do ano foi a participação do Programa na 34ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), em Salvador, que se consolidou como um espaço de protagonismo educacional. Mais de cinco mil visitantes circularam pelos ambientes do A TARDE Educação, entre estudantes das redes municipal, estadual e privada.
A abertura oficial do evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, reforçando a importância da articulação entre educação, comunicação e políticas públicas.
Durante a Fenagro, os estudantes da rede estadual colocaram em prática os aprendizados das Agências de Notícias – iniciativa alinhada à política federal de valorização do letramento digital e midiático – por meio da produção de um jornal temático e da cobertura jornalística de atividades da feira. Os jovens também atuaram na cobertura da premiação do EcoInovar 2025, exercitando técnicas de apuração, escrita e leitura crítica da informação.
Agenda permanente de formação
A reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi marcada por um evento inédito promovido pela SEC em parceria com o A TARDE Educação: o Aulão Prepara Enem. Realizado na Arena A TARDE, em Salvador, o encontro reuniu mais de dois mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, além de professores renomados.
Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, a parceria entre a SEC e o Grupo A TARDE vai além de ações pontuais e já integra uma agenda permanente de formação.
“Essa agenda que temos de parceria com A TARDE já é além desse aulão. Outro dia, eu fui visitar uma escola nossa nova em Maracás. Quando eu cheguei, tinham todos os professores da rede municipal e da rede estadual fazendo oficina com o grupo do Jornal A TARDE, sobre letramento racial, letramento sobre comunicação, de como utilizar o jornal como instrumento de alfabetização”, destaca, ao ressaltar a importância de uma comunicação qualificada especialmente com a juventude.
“A educação ser uma pauta central de um grupo empresarial faz toda a diferença para o desenvolvimento social e econômico do estado, e é muito bacana a gente poder construir essa parceria”, completa.
Para a gerente executiva do Programa A TARDE Educação, Andrea Silveira, a articulação entre educomunicação e políticas públicas educacionais amplia os efeitos das ações desenvolvidas nas escolas.
“Como sequência da visão do fundador Ernesto Simões Filho, o Programa A TARDE Educação tornou-se uma referência em educomunicação na Bahia, e a parceria com a Secretaria da Educação potencializa nossas ações, garante alinhamento pedagógico e amplia o alcance das atividades nas escolas, mostrando que a educomunicação é uma ferramenta essencial para formar leitores críticos e cidadãos conscientes do seu papel na sociedade”, afirma.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




