EDUCAÇÃO
Bahia tem quarto melhor desempenho entre redes públicas no Enem
Secretaria da Educação atribui resultado positivo a investimento de programas voltados para rede pública de ensino
Por Redação
Os estudantes da rede pública da Bahia ficaram entre os quatro melhores colocados, com notas entre 980 e 1000, na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a informação tem como base os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os estudantes baianos da rede pública também se destacaram no ranking das notas que vão de 950 a 980, e conquistaram o 5º lugar no ranking nacional. Este ano, o número de inscritos bateu recorde no Estado, com cerca de 376 mil pessoas, e alcançou 100% dos estudantes concluintes do Ensino Médio, com mais 140 mil concluintes da rede estadual de ensino.
Já na relação geral de notas entre 980 e 1000, os estudantes do ensino público e privado baiano ficaram atrás apenas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará, e ocuparam a 5ª colocação.
Na avaliação da secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, o resultado positivo se dá pelos investimentos do Governo da Bahia na requalificação, ampliação da infraestrutura física das escolas, na formação dos professores, na gestão da aprendizagem e nos programas de apoio à permanência do estudante.
Leia mais:
>> Lavagem do Bonfim: veja esquema de trânsito, transporte e segurança
“Todas essas iniciativas associadas às atividades do Projeto Tô com Você no Enem criaram as condições que contribuíram para os resultados alcançados pelos nossos estudantes. Muitos deles agora enxergam a universidade como uma possibilidade real. Isso só nos faz acreditar que nosso projeto de Educação está no caminho certo”, explica a secretária.
O Projeto Tô com Você no Enem promovido pela Secretaria de Educação (SEC), ao longo do ano de 2024, investiu na preparação do estudante, desde o incentivo à inscrição até a realização da prova, inclusive com a oferta do transporte nos dias do Enem. Além disso, a iniciativa envolveu a realização de aulões na capital e no interior, além de recomposição de aulas para ajudar os estudantes.
Entre os investimentos do Governo do Estado, por meio da SEC também estão a oferta de mais escolas em tempo integral, a garantia da permanência estudantil com recursos destinados a programas como Bolsa Presença e Mais Estudo, a valorização do magistério e a busca ativa para a matrícula.
De acordo com a SEC, o Programa de Gestão de Aprendizagem com práticas pedagógicas mais modernas também tem sido fortalecido e afinado com as novas demandas do ensino.
Em paralelo às ações pedagógicas nas unidades escolares, a SEC também ofereceu atividades de apoio extraclasse, a exemplo da participação dos estudantes em eventos como Feira das Profissões, assim como rodas de conversas com alunos egressos das unidades estaduais, que hoje estão na universidade e relatam suas experiências, como o incentivo aos vestibulandos.
Também foram realizados investimentos na formação de educadores e na inovação com a aquisição de novas ferramentas pedagógicas, entre outras ações que abrangem todas as unidades escolares da rede estadual de ensino, segundo a SEC.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes