Camaçari promove Jornada Pedagógica com foco na educação antirracista | A TARDE
Atarde > Educação

Camaçari promove Jornada Pedagógica com foco na educação antirracista

Jornada Pedagógica começou nesta quarta-feira, 21, e vai até a sexta-feira, 23

Publicado quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024 às 12:55 h | Atualizado em 22/02/2024, 09:15 | Autor: Alex Torres e Daniel Genonadio
Secretária de educação de Camaçari, Neurilene Martins
Secretária de educação de Camaçari, Neurilene Martins -

A Secretaria de Educação de Camaçari (Seduc) promove entre esta quarta-feira, 21, e a sexta-feira, 23, a Jornada Pedagógica 2024. Com o tema: "O futuro em nossas mãos: escola pública como lugar de destino e partidas", o evento tem como foco alinhar estratégias com os profissionais de educação do município e dar início ao ano letivo. Um dos temas mais debatidos será educação antirrascista.

O Portal A TARDE acompanhou esse primeiro dia da Jornada Pedagógica em Camaçari, que na Conferência de Abertura tratou do tema "Educação Antirracista em Prosa e Verso". A primeira atividade foi a Palestra musicada “Trajetória do Africano em Território Brasileiro”, com o historiador e pesquisador Natanael dos Santos e o Quinteto Griô.

"Aqui em Camaçari, a gente vai receber cerca de 3 mil professores ao longo dos dias. A nossa temática vai dar destaque à educação antirracista, educação integral e movimentos curriculantes. É importante pensar que o professor não é professor sozinho e essa jornada é sobretudo um espaço de acolhimento, formação e autoformação para que todos nós sejamos uma comunidade que defenda a escola pública", disse a secretária de educação de Camaçari, Neurilene Martins.

Professores marcaram presença na Jornada Pedagógica
Professores marcaram presença na Jornada Pedagógica |  Foto: Rafaela Araújo | Ag. A TARDE

A secretária também reafirmou o compromisso do ensino de inglês e educação física desde os primeiros anos de ensino das crianças. Destacou também as "escolas de verão" e o foco em escrita e alfabetização.

Ainda durante a manhã foi promovida uma Roda de conversa com a participação do dramaturgo, autor e ator Aldri Anunciação, do historiador Natanael dos Santos e da Professora Fátima Cardoso.

"É muito importante ter professores reunidos para pensar na organização pedagógica dos seus alunos. Escrevo romances, peças teatrais e como trazer esses elementos para as histórias, trazendo o antirracismo como mote. Nesse momento da juventude que os pensamentos mais positivos precisam ser formados. Que as relação humanas são formadas. A gente precisa pensar nessa questão já na sala de aula. É importante tratar o conteúdo e a forma de passar esse conteúdo", falou Aldri Anunciação.

Fátima Cardoso, Aldri Anunciação e Natanael dos Santos
Fátima Cardoso, Aldri Anunciação e Natanael dos Santos |  Foto: Rafaela Araújo | Ag. A TARDE

O professor Gilson Ferreira, da Escola Municipal Denise Tavares, comentou com entusiamo sobre a experiência de prestigiar a Jornada Pedagógica.

"Como professor fico bastante entusiasmado por esse momento. É o 'start' do ano letivo, trocando informações, reunindo toda a comunidade e vendo todas as perspectivas do ano. Hoje o mundo tem que ser visto de forma muito diversificada e nós como professores temos que estar mais adaptados ao mundo moderno e ter sempre respeito ao outro, diminuindo a distância para o aluno. Eu acredito que partir sempre da experiência do aluno, do seu dia a dia, conversar com ele. É ter esse olhar", pontuou o professor.

Também presente no evento a coordenadora pedagógica da Escola Professora Ilda Leal Ulm da Silva, Jocimar Moreira, analisou que existe espaço para melhorias no trabalho executado pelas escolas, além de ressaltar a importância da educação antirracista.

"É um momento especial e único em que podemos estar reunidos com a comunidade escolar. Momentos de traçar as metas para vencer o desafio de aprendizagem satisfatória e alcançar o 100% que a gente deseja. A gente precisa partir do princípio de reconhecer o outro, de que a sociedade os exclui. É um mal que afeta a todos nós brasileiros, principalmente do Nordeste. É acolher, mostrar que os negros têm potência e trilhar um caminho de respeito", analisou.

A Jornada Pedagógica segue até a sexta-feira, 23, com seminários, palestras, rodas de conversa e conferências durante todo o dia. Estão previstas também distribuição de livros e uma participação da autora Djamila Ribeiro por vídeo.


Serviços

Dia 21/02 (Quarta-feira)

9h às 12h: Conferência de Abertura "Educação Antirracista em Prosa e Verso"

- Palestra musicada “Trajetória do Africano em Território Brasileiro” - Natanael dos Santos e Quinteto Griô

- Roda de conversa com a participação de Aldri Nascimento, Natanael dos Santos e Profa Fátima Cardoso.

Lançamento/distribuição de livros

- Djamila Ribeiro: “Pequeno Manual Antirracista” (vídeo)

- Aldri Anunciação: “Pretamorphosis: biografia não autorizada de um ex-branco”; “Trilogia do confinamento: Namíbia, não!”

14h às 17h

Seminário para professores dos Anos Finais (Seminário: “Educação e Comunicação pra mídia e o Protagonismo do Adolescente)

Palestrante: Daniela Silva

Mediação: Zelão Teixeira

Dia 22/02 (Quinta-feira)

9h às 12h

Seminário para Professores dos Anos Iniciais (Ciclo I) - Palestrante: Cristiana Ferreira e Roberto Sidney

Seminário para Professores e Assistentes da Educação Infantil - Palestrante: Mariana Americano

Seminário Educação integral e integrada: creche e pré-escola como lugares de destino e de partidas

14h às 17h

Seminário para Professores dos Anos Iniciais (Ciclo II) - Palestrante: Cristiana Ferreira e Roberto Sidney

Seminário para Duplas Gestoras das Escolas das Infâncias - Palestrante: Mariana Americano

Seminário Educação integral e integrada: creche e pré-escola como lugares de destino e de partidas.

18:30h às 21h: Seminário para Professores da EJA e Equipe Técnica

Seminário "Uma vida marcada pela Educação: Ensinar e Aprender" - Palestrante: Fátima Freire

Dia 23/02 (sexta-feira)

9h às 12h

Seminário para Profissionais Não docentes

Tema: Comunicação não violenta

Palestrantes: Aylana Gazar e Joelice Braga

14h às 17h:

Conferência de Encerramento

Tema: “Escola Pública - Lugar de Destino e de Partidas: Uma educação para transformar"

Palestrante: Fátima Freire

Publicações relacionadas