EDUCAÇÃO
Caravana Pé-de-Meia tem abertura em Salvador
Ação é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria da Educação da Bahia
Por Redação

A abertura da Caravana Técnico-Pedagógica do Programa Pé-de-Meia foi realizada nesta sexta-feira, 1º, no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella (CEEINFOR), em Salvador. A programação reuniu estudantes, professores e gestores da rede estadual.
A ação é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), com objetivo de promover a permanência dos estudantes na escola, fortalecendo o engajamento com ações que aliam formação, orientação sobre direitos sociais e articulação com políticas públicas voltadas à juventude.
Leia Também:
A secretária da Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito, celebrou a presença da Caravana Pé-de-Meia no Estado e ressaltou o papel da iniciativa na articulação entre as redes de ensino e o Governo Federal.
“A abertura da caravana é um momento simbólico de reafirmação do nosso compromisso com a permanência escolar e a aprendizagem. O Pé-de-Meia é uma política estratégica que já apresenta resultados concretos na Bahia. Estamos avançando com força e a presença do MEC aqui fortalece, ainda mais, esse caminho,” afirmou.
Atendimentos integrados garantem acesso a direitos
Durante a caravana, estudantes de 10 escolas da rede estadual de Salvador tiveram acesso à ampla rede de serviços, atendimentos e orientações que foram oferecidos no CEEINFOR.

Órgãos como Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) participaram da ação, ao lado de representantes de programas e coordenações da SEC, como Bolsa Presença, Universidade para Todos (UPT), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Coordenação de Ações Afirmativas e Educação para as Relações Étnico-Raciais (CEARD) e Ouvidoria da Educação.
Parceiros do Governo do Estado também estiveram presentes, como o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), com a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN); o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA), com os programas CNH nas Escolas e CNH da Gente; o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), com a emissão do título de eleitor; a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), com informações sobre o Odontomóvel; a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), com a campanha "Oxe, me respeite!"; e a Coordenação de Juventude (COJUVE).
Além dos atendimentos, a programação inclui apresentações culturais e ações interativas para estimular o engajamento estudantil. Os atendimentos aos estudantes seguem neste sábado, 2, das 9h às 17h, com orientações sobre o Pé-de-Meia, escuta individualizada, esclarecimento de bloqueios e apoio na regularização cadastral.

Com 16 anos, a estudante da 2ª série do Colégio Estadual São Daniel Comboni, Ana Clara Barreto Silva, participou ativamente da programação e destacou a importância da caravana para sua formação pessoal e profissional.
“Acho muito importante estar aqui, porque aprendemos e nos informamos sobre assuntos essenciais, como educação financeira. Além disso, temos acesso a serviços como emissão da identidade e carteira de trabalho, e entendemos melhor como funciona o Pé-de-Meia. Tudo isso faz muita diferença para o nosso futuro”, avaliou.
Formação com educadores reforça combate à evasão escolar
A formação com gestores e professores da rede estadual aconteceu ao longo desta sexta-feira, 1º, também no CEEINFOR, e foi conduzida pela equipe técnica do MEC.
A atividade abordou estratégias voltadas à permanência escolar; ao enfrentamento do abandono e da evasão; e à importância da educação financeira como política pública de retenção de estudantes. A influenciadora Nath Finanças conduziu uma roda de conversa com os profissionais, reforçando a dimensão prática do tema no cotidiano da escola.
A atividade reuniu articuladores e operadores da Rede Nacional de Implementação do Programa Pé-de-Meia (RENAPEM) e teve como proposta alinhar as ações do programa com o cotidiano das escolas baianas, fortalecendo a atuação pedagógica e o vínculo com os estudantes em situação de vulnerabilidade.
Liliane Fonseca, diretora do Colégio Estadual Pedro Paulo Marque e Marques, destacou a importância de levar o conteúdo da caravana para dentro da escola.
“Este momento tem sido estratégico para entendermos como aplicar o Pé-de-Meia de forma pedagógica. A ideia é incorporar o tema nas oficinas do Educa Mais e fortalecer o uso consciente do recurso entre os estudantes”, concluiu.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes