EM DOCUMENTO
Educadores manifestam-se contra desmonte da educação pública
Coordenadores que estiveram na 4ª Conferência Estadual de Educação escreveram documento
Por Da Redação
No mesmo mês em que foi realizada a 4ª Conferência Estadual de Educação da Bahia (COEED), que mobilizou 395 municípios e aconteceu no Hotel Fiesta, em Salvador, os coordenadores dos Fóruns de Educação da Bahia se manifestaram contra o desmonte da educação pública em documento com quatro proposições.
“Reiteramos veementemente nossa defesa da educação pública, gratuita, laica, inclusiva, de qualidade e socialmente referenciada, com vistas à construção de um projeto de nação soberana e ao desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária”, constou na carta.
Os quatro itens do documento foram:
1. Reconhecimento e valorização dos Fóruns de Educação da Bahia como instâncias de acompanhamento e controle social permanente das políticas públicas educacionais;
2. Ampliação da participação social no processo de avaliação das metas dos Planos Municipais de Educação (PME), articulados ao Plano Estadual (PEE) e ao Plano Nacional da Educação (PNE);
3. Articulação dos Fóruns em Rede, de modo a ampliar o diálogo, a troca de experiências, o trabalho coordenado, visando à construção de uma agenda coletiva, por meio de um planejamento estratégico, que promova a realização de ações colaborativas e a socialização dos resultados;
4. Realização de reuniões periódicas, territoriais e interterritoriais, visando à implementação de mecanismos de fortalecimento e criação de fóruns municipais de educação, bem como preparação para o IV Encontro de Fóruns de Educação da Bahia em 2024.
A Bahia terá uma delegação na Conferência Nacional Popular de Educação, a ser realizada em Natal, no Rio Grande do Norte, nos dias 15, 16 e 17 de julho deste ano. No evento na capital potiguar um novo documento, desta vez de âmbito nacional, será elaborado pelas delegações dos estados participantes.
Os municípios da Bahia que ainda não têm Fórum Municipal de Educação poderão buscar orientação através de uma página disponibilizada pelo FEEBA.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes