Engenharia, administração e biologia têm mais vagas | A TARDE
Atarde > Educação

Engenharia, administração e biologia têm mais vagas

Publicado domingo, 20 de dezembro de 2015 às 21:52 h | Autor: Nelson Luís
Mercadante
Mercadante -

As áreas de engenharia, ciências biológicas e administração são as que têm mais vagas disponíveis das 590 residuais que a Univasf disponibiliza atualmente. O preenchimento será feito por meio de processo seletivo, que ainda está em andamento.

O processo é composto por três etapas, uma destinada à transferência interna, para estudantes da Univasf que desejam mudar de um curso. Na segunda, são ofertadas vagas para preenchimento externo para estudantes de outras instituições de ensino superior, reingressos e diplomados. Já a terceira é destinada a programas de cooperação internacional.

Já na Ufob, os 10 cursos, por ordem, com maior número de vagas ociosas são bacharelado em matemática, bacharelado em física, licenciatura em artes visuais, licenciatura em matemática, geologia, engenharia de produção, licenciatura em física, bacharelado em química, publicidade e propaganda e engenharia de biotecnologia.

Em 2016, a Ufob irá realizar pela primeira vez processo seletivo para essas vagas. Os critérios de seleção e o número de vagas serão divulgados no edital, previsto para janeiro de 2016. A universidade informou que aguardará a publicação da regulamentação da seleção anunciada pelo MEC para avaliar a possibilidade de adesão.

O MEC informou que o Sisu exclusivo para vagas remanescentes terá modelo semelhante ao que seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de todo o país. A intenção é zerar a ociosidade.

Como se trata de um sistema único, com instituições de ensino superior de todo o país, o estudante poderá se candidatar a uma vaga em qualquer estado, em um único processo, semelhante ao que acontece com o Sisu já em andamento.

No entanto, caberá às instituições de ensino superior aderirem e inserir as vagas. Universidades estaduais e municipais também poderão aderir.

Publicações relacionadas