Busca interna do iBahia
HOME > EDUCAÇÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Especialistas destacam práticas antirracistas no II Encontro de Educação

Evento promovido pelo Programa A TARDE Educação acontece no Sesc Casa do Comércio, em Salvador

Loren Beatriz Sousa

Por Loren Beatriz Sousa

27/11/2025 - 10:39 h | Atualizada em 27/11/2025 - 11:16
Participantes do II Encontro de Educação 2025
Participantes do II Encontro de Educação 2025 -

O II Encontro de Educação 2025, promovido pelo Programa A TARDE Educação, do Grupo A TARDE, foi realizado nesta quinta-feira, 27, no Espaço Mário Cravo, localizado no Sesc Casa do Comércio, em Salvador.

Nesta edição, o evento apresentou o tema “Antirracismo e a construção de uma sociedade transformadora”, reforçando o compromisso do Programa com a formação continuada e o debate de estratégias educacionais voltadas à equidade racial. A abertura contou com a mediação da pedagoga do A TARDE Educação e mestre em Educação, Letícia Menezes.

Tudo sobre Educação em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.
Participantes do II Encontro de Educação 2025
Participantes do II Encontro de Educação 2025 | Foto: Clara Pessoa/Ag. A TARDE

Com programação até as 17h, o encontro é voltado exclusivamente para secretários de Educação, professores, articuladores, representantes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e parceiros do Programa.

Leia Também:

No período da manhã, a mesa-redonda com o tema “Tecendo caminhos antirracistas: o papel da educação e da memória para transformação social”, foi conduzida por Jéssica Gouveia, pedagoga e mestranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Valéria Lima, jornalista e diretora executiva do Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu.

Segundo Valéria, a proposta do debate é dialogar na perspectiva histórica, considerando que existem organizações que desenvolvem as questões étnico-raciais na educação muito antes da existência da Lei 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas de educação básica

“A ideia é trazer e apresentar para os professores essa perspectiva histórica, mostrar como isso vem acontecendo ao longo do tempo e quais são as estratégias e possibilidades para desenvolver essas temáticas em sala de aula atualmente, compreendendo o que é exatamente cultura negra. Diferenciar, inclusive, a questão da religiosidade, quebrar um pouco o preconceito que existe nesse sentido, para que cada vez mais professores estejam preparados de forma adequada para trabalhar essas temáticas em sala de aula e formar cada vez profissionais melhores, porque a educação básica é o início da formação dos futuros profissionais”, disse.

Valéria Lima, jornalista e diretora executiva do Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu
Valéria Lima, jornalista e diretora executiva do Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu | Foto: Clara Pessoa/Ag. A TARDE

Já com um olhar voltado ao antirracismo e à perspectiva de transformação na sociedade, Jéssica Gouveia abordou o conceito e a estrutura do racismo no Brasil.

“O racismo é uma estrutura da sociedade, e essa é a base da minha fala: dizer que a educação pode ser o espaço de movimentação desse racismo, mas ela também pode ser esse espaço de ruptura. Então, eu acho que a ideia é trazer esse antirracismo como prática para que os professores entendam que eles podem, através de suas práticas pedagógicas, dentro desse espaço escolar, dentro de uma construção de currículo, construir e medir formas de romper com essas lógicas”.

Jéssica Gouveia, pedagoga e mestranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Jéssica Gouveia, pedagoga e mestranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) | Foto: Clara Pessoa/Ag. A TARDE

No turno da tarde, a arteterapeuta e educadora Flávia Lopes e a artista textil, designer e mestra em Artes Visuais Bartira Lobo irão conduzir atividades de criação, diálogo e experimentação artística voltados às trajetórias pedagógicas.

O II Encontro de Educação conta com o apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Autoridade Portuária Federal na Bahia (Codeba), Bahiagás, Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

A TARDE Educação Educação Antirracista II Encontro de Educação 2025 Lei 10.639 professores

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Participantes do II Encontro de Educação 2025
Play

Vereador destaca impacto do Concurso Jovem Jornalista na educação baiana

Participantes do II Encontro de Educação 2025
Play

Conselheiro do TCE parabeniza e propõe homenagem ao Grupo A TARDE

Participantes do II Encontro de Educação 2025
Play

Expectativa e tensão: pais fazem vigília à espera de filhos em prova do Enem

Participantes do II Encontro de Educação 2025
Play

Webinar debate educação, mineração e sustentabilidade nesta quarta

x