EDUCAÇÃO
Inovação e sustentabilidade são temas da Jornada Pedagógica 2025 da SEC
O ativista indígena e escritor, Ailton Krenak, fará a conferência de abertura, nesta quarta-feira, 4
Por Redação
Começou nesta segunda-feira, 3, em toda a Bahia, a Jornada Pedagógica 2025 , promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) . Com o tema “Educação sustentável, inovadora e que cuida das aprendizagens”, o evento reúne, até sexta-feira, 7, professores, gestores e comunidade escolar para planejar o ano letivo 2025 e discutir o futuro da Educação na rede estadual.
Nesta quarta-feira, 4, a partir das 8h30, o ativista indígena, escritor e imortal da Academia de Letras do Brasil, Ailton Krenak , fará uma conferência de abertura, com transmissão, ao vivo, pelo canal do YouTube da SEC .
Leia Também:
Presente no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, a secretária da Educação, Rowenna Brito, destacou a importância da jornada para atingir as metas traçadas para a educação no Estado.
“Este é o pontapé inicial para o nosso ano letivo. É o momento de olhar para os dados, os resultados de 2024 e se preparar para avançar em 2025, cada vez com mais potencial e com mais condição de garantir o direito de aprender. A rede estadual da Bahia inteira está realizando a Jornada Pedagógica nas unidades escolares para garantir que os estudantes colham os bons frutos da educação baiana”, afirma.
O diretor do colégio, Fernando Lima, ressaltou o papel da jornada para fortalecer o trabalho coletivo entre os educadores.
“Em todo o processo de ensino e aprendizagem, é necessário ter planejamento, e o nosso governo já vem realizando esse planejamento através da nossa Jornada Pedagógica, que todo ano acontece antes de começar as aulas. Durante essa semana, faremos o planejamento na parte educacional, que vai ocorrer durante o ano. Temos em torno de 40 professores e mais quatro representantes da comunidade que participam dessa jornada para garantir uma boa educação para os nossos estudantes”, disse.
Para a professora Tália Jesus, que leciona Língua Portuguesa e Literatura na unidade, a atividade é uma oportunidade de renovar o compromisso com o ensino de qualidade.
“A Jornada Pedagógica é um momento muito importante na nossa formação enquanto professores, porque é o momento de nos alinharmos e vermos os resultados do ano anterior, além de refletirmos sobre os resultados que queremos alcançar durante o ano”, afirmou.
A professora Sheila Santos, que leciona Língua Inglesa e Portuguesa, compartilha da mesma visão.
“Este é um momento especial em que estamos com todos os professores debatendo sobre uma educação ainda mais sustentável e inovadora. Este momento é fundamental para trocarmos experiências, discutirmos e pensarmos em práticas inovadoras que, realmente, fazem a diferença na aprendizagem dos nossos estudantes”, destacou.
Nas escolas de todo o Estado, a programação da Jornada Pedagógica envolve o Acolhimento dos educadores, com destaque para os avanços de 2024, definição de estratégias para fortalecer a gestão das aprendizagens e a organização dos tempos pedagógicos, apresentação da nova matriz curricular do Ensino Médio, e discussão sobre diversas modalidades, como Educação Profissional e Tecnológica, Educação em Tempo Integral, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação para Povos e Comunidades Tradicionais, Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec) e Educação Inclusiva.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes