Programa de Lideranças do Ensina Brasil tem inscrições abertas | A TARDE
Atarde > Educação

Programa de Lideranças do Ensina Brasil tem inscrições abertas

Para se candidatar, não é necessário ter licenciatura ou experiências anteriores como professor

Publicado quarta-feira, 10 de agosto de 2022 às 18:57 h | Autor: Da Redação
Pretendentes passam por quatro semanas de treinamentos diversos e depois são encaminhados para cerca de 120 escolas
Pretendentes passam por quatro semanas de treinamentos diversos e depois são encaminhados para cerca de 120 escolas -

O Ensina Brasil abriu as inscrições para o Programa de Desenvolvimento de Lideranças. O público alvo são jovens recém-formados de todo o país, graduados em diferentes cursos de Bacharelado e Licenciatura.

Esta é a 7ª edição do programa. Sâo ofertadas centenas de vagas para os pré-selecionados. O requisito é que tenham se formado entre  dezembro de 2013 e janeiro de 2023 em cursos de licenciatura e bacharelado. Os interessados devem se inscrever pelo site.

Para se candidatar às vagas do programa não é necessário ter licenciatura ou experiências anteriores como professor.

Após a seleção, os pretendentes passam por quatro semanas de treinamentos diversos e depois são encaminhados para cerca de 120 escolas localizadas em diversas cidades do país, onde o Ensina Brasil tem parceria com governos estaduais e municipais. 

O cronograma de formação auxilia os participantes a desenvolverem as competências necessárias para multiplicarem seu impacto e se desenvolverem como futuras lideranças.

O programa integra o movimento Teach For All, presente em 61 países e que tem o objetivo de desenvolver jovens talentos para atuarem como líderes de impacto e capazes de resolver problemas complexos, como por exemplo, a falta de uma educação pública de qualidade para todos. 

“Nosso programa atrai jovens que poderiam fazer qualquer coisa da vida, mas escolhem colocar a mão na massa para trabalhar por um propósito: melhorar a educação no país. Acreditamos no poder coletivo das pessoas e no esforço compartilhado para que todos tenham uma educação de qualidade”, afirma a diretora-presidente e cofundadora do Ensina Brasil, Erica Butow.

Ela avalia que o programa representa um esforço coletivo para transformar a educação e formar melhores cidadão.

“Nosso intuito é dar aos participantes a oportunidade de vivenciarem a realidade das salas de aula espalhadas pelo Brasil para formar verdadeiros agentes de transformação, que tenham visão de “chão de escola” e usem essa experiência para ajudar a encontrar soluções aos nossos problemas mais complexos”. 

Para os bacharéis, é oferecida a Licenciatura, com formação pedagógica em universidade credenciada pelo MEC, para que possam aperfeiçoar as práticas docentes. Há também um conjunto de formações voltados para o processo de transição, após os dois anos de Programa, pensando na continuidade do desenvolvimento dos participantes e na ampliação de suas oportunidades profissionais.     

Critérios para participar do processo seletivo:

- Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a).

- Português fluente.

- Curso superior completo, de licenciatura ou bacharelado, concluído entre dezembro de 2013 e janeiro de 2023; (Caso já atue como professor das redes públicas de ensino em que o Ensina Brasil atua, o interessado poderá se inscrever com curso superior completo, nas modalidades licenciatura ou bacharelado, concluído entre dezembro de 2008 e janeiro de 2023).

- Diploma de graduação em licenciatura ou bacharelado reconhecido pelo MEC.

- Disponibilidade para participar da formação inicial com 2 módulos: 

Dezembro de 2022: modelo remoto e on-line de formação, com carga horária média de 40 horas, com formações assíncronas e síncronas (em horário não comercial).

Janeiro de 2023: modelo remoto e on-line de formação, a partir de 4 de janeiro, com 120 horas estimadas de carga horária em formações predominantemente síncronas (em horário comercial) e assíncronas. 

- Disponibilidade para participar do Programa de Desenvolvimento do Ensina Brasil imediatamente após o término do “Intensivão” e a tempo do início do semestre letivo de 2023, permanecendo pelo período de dois anos letivos. Normalmente, o início das aulas se dá em fevereiro, mas devido ao contexto da Covid-19, essa confirmação ocorrerá ao longo do segundo semestre de 2022.

- Disponibilidade para residir, durante todo o período do Programa, em um dos polos parceiros, a partir de fevereiro de 2023. A pessoa deve estar apta para mudar de Estado ou Município caso não seja alocada no seu local de residência.

Publicações relacionadas